FERNANDÓPOLIS

Áreas públicas ganham iluminação azul para conscientizar sobre autismo

Áreas públicas ganham iluminação azul para conscientizar sobre autismo

Durante todo mês as luzes serão temáticas

Durante todo mês as luzes serão temáticas

Publicada há 1 ano

Áreas públicas ganham iluminação azul para conscientizar sobre autismo

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

Desde o último dia 02, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Paço Municipal de Fernandópolis e a praça ‘Dr. Fernando Jacob’ foram iluminados de azul para lembrar a população sobre a data e estimular o debate e o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, e deve perdurar durante o mês de abril.

Além da iluminação, o Projeto ‘Luz Azul’ também desenvolve uma ampla agenda de comemorações durante todo mês, que trazem mais informações sobre o transtorno, estimula as famílias a procurarem por um diagnóstico e a busca por direitos e inclusão.

“A sociedade e muitas famílias ainda desconhecem o que é autismo, como identificá-lo e como buscar um tratamento. Ações como essa nos ajudam a quebrar as barreiras da falta de informação e do preconceito. Acender as luzes parece algo insignificante, mas é um gesto de grande importância para mostrar que nosso município está engajado nessa ação de tornar a vida dos autistas muito mais inclusivas”, disse o prefeito André Pessuto.

O prefeito também homenageou nas redes sociais o colaborador da Prefeitura de Fernandópolis Luis Carlos, mais conhecido como ‘Carlito’, que faleceu na última semana. “A instalação dessa iluminação especial foi feita pelo Carlito. Ele conseguiu iniciar e finalizar esse projeto tão especial. Quero deixar registrada para a sua família, a nossa gratidão”, ressaltou Pessuto.

SOBRE A DATA

O Dia Mundial do Autismo foi instituído em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para trazer mais luz sobre o tema. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliam que há 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, 2 milhões no Brasil. Calcula-se que uma em cada 88 crianças apresenta sinais do Transtorno do Espectro Autista.

FOTO 2

últimas