ENCONTRO

Mira Estrela realizou o 1° Encontro para Discussão da Política de Saúde Mental

Mira Estrela realizou o 1° Encontro para Discussão da Política de Saúde Mental

A reunião aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Mira Estrela e contou com a participação de profissionais de saúde, educação, assistência social, gestores de saúde e usuários do SUS

A reunião aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Mira Estrela e contou com a participação de profissionais de saúde, educação, assistência social, gestores de saúde e usuários do SUS

Publicada há 2 anos

Foto Noticia Principal Grande

Da Redação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta terça-feira (06), o “1º Encontro para Discussão da Política de Saúde Mental” ministrado pela psicóloga Paula Buzzato Gabriel, que atua como coordenadora do CAPS II e da Saúde Mental de Fernandópolis.

A reunião aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Mira Estrela e contou com a participação de profissionais de saúde, educação, assistência social, gestores de saúde e usuários do SUS interessados em participar da avaliação das ações já desenvolvidas e discussão de novas propostas de políticas públicas de promoção dos serviços da Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS).

A psicóloga do munícipio, Kelly Castrequini, abriu o evento fazendo uma breve reflexão sobre o que é saúde mental, bem como, os impactos que ausência de atenção e cuidado com esse tema, causam ao indivíduo e a sociedade. 

Na sequência, a psicóloga Paula assumiu o discurso e abordou o seguinte tema: ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’, explicando previamente, qual estrutura de serviços em saúde mental que o município de Fernandópolis oferece (visto que, o município vizinho é referência de atendimento para Mira Estrela), quais foram os eixos escolhidos por Mira Estrela, para serem defendidos e votados na Conferência Estadual de Saúde Mental, bem como, o funcionamento da rede e o tratamento de um paciente que necessita do CAPS.

Dentre várias explanações, Paula situou os participantes sobre a real situação da saúde mental das pessoas, incluindo os próprios profissionais de saúde, em detrimento do enfrentamento a pandemia. “Sabemos que nesses últimos dois anos, a saúde mental de muita gente foi afetada. É algo coletivo, que afeta inclusive nós, da área da saúde, que tivemos ou acompanhamos de perto, o intenso sofrimento psíquico, que se expressa em transtorno de ansiedade generalizada, distúrbios do sono, medo de adoecer e de contaminar amigos e familiares. Também temos acompanhado como tem sido difícil para as novas gerações lidar com tudo isso. São casos de automutilação, abuso de drogas, depressão e outros problemas, que anteriormente eram mais raros de se acompanhar”.

Paula também reiterou sobre a integração do físico e o mental. “Precisamos entender que, nossa saúde mental está condicionada a nossa saúde física também. Tenho casos de pacientes que chegam em desordem mental e que não passaram por uma análise médica para identificar alguma alteração física, como desidratação, hipotensão arterial (pressão baixa) e etc. Sempre digo que, devemos olhar o paciente como um todo”. 

A Coordenadora de Saúde do Município, Ana Paula Marques, agradeceu a presença de todos e deixou aberto para os que quisessem sugerir alguma pauta de melhoria na prestação de serviço de saúde mental.

Ao final do encontro, foi realizado a eleição dos representantes da Delegação de Mira Estrela, que participarão das etapas estaduais de votação de novos pleitos para área de saúde mental.

Conheça os delegados eleitos:

Segmentos de Gestores e Prestadores de Serviço

Maria Cristina Rui Gaspar (gestora)

Lohan Mamed (prestador de serviço)

Segmentos dos Usuários do SUS

Antônio Pádua Medeiros

José Antônio Trindade

Foto Noticia Principal Grande

Foto Noticia Principal Grande

Foto Noticia Principal Grande

últimas