AUTUAÇÕES

Recusa em fazer o teste do bafômetro responde por 85% das multas em SP

Recusa em fazer o teste do bafômetro responde por 85% das multas em SP

Recusar a fazer o teste do bafômetro é uma infração de trânsito gravíssima

Recusar a fazer o teste do bafômetro é uma infração de trânsito gravíssima

Publicada há 2 anos

Da Redação 

No período, de um total de 327 autuações, 278 foram de motoristas que se recusaram a soprar o estilômetro, o equipamento que mede os níveis de álcool ingerido, também conhecido como bafômetro.

A proporção de motoristas que se negou a fazer o teste cresceu nesse primeiro trimestre. Em Janeiro, 78% se recusaram a soprar o equipamento. Em fevereiro, 83%. Mas desde 2012, quando entrou em vigor a política de tolerância zero para qualquer nível de álcool no organismo, as multas por recusa de fazer o teste do bafômetro costumam responder pela maior parte das infrações nas ações de fiscalização da Lei Seca. Em 2019, em São Paulo, último ano antes da pandemia de covid -19, cerca de 90% das multas foram por esse motivo.

Recusar a fazer o teste do bafômetro é uma infração de trânsito gravíssima. A multa é de R$ 2934,70 centavos e os condutores podem ter a carteira de habilitação suspensa. Se no período de 12 meses, a situação se repetir o valor da multa dobra e a carteira pode ser cassada.

Em março, as outras multas ficaram por conta de 36 motoristas que estavam dirigindo sob influência de álcool, o que também é considerado infração gravíssima, e outros 13 motoristas multados por embriaguez ao volante, ou seja, tinham mais de 0,34% de miligramas de álcool por litro de ar expelido. Esses 13 motoristas vão responder na justiça por crime de trânsito e, se condenados, podem cumprir de seis meses a três anos de prisão.

últimas