SAÚDE

Instituto de Prevenção do HA fecha 2021 com 52 mil atendimentos em Fernandópolis

Instituto de Prevenção do HA fecha 2021 com 52 mil atendimentos em Fernandópolis

O Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Fernandópolis é responsável pela triagem e detecção precoce de casos de câncer de mama, pele e colo de útero

O Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Fernandópolis é responsável pela triagem e detecção precoce de casos de câncer de mama, pele e colo de útero

Publicada há 2 anos

No ano passado, todas as unidades do Hospital de Amor realizaram, juntas, mais de um milhão de atendimentos - Foto: Reprodução

Da Redação

Durante o ano de 2021, o Instituto de Prevenção do Hospital de Amor de Fernandópolis realizou 51.876 atendimentos, entre consultas, procedimentos, exames e pequenas cirurgias, mesmo com as restrições impostas por conta da pandemia por COVID-19. A unidade, com sede em Fernandópolis, é uma das 26 que compõe a rede de prevenção e diagnóstico que são mantidas pelo HA em 15 estados brasileiros.

Com abrangência a 90 municípios da região de São José do Rio Preto (SP) e Araçatuba (SP), o Instituto mantém ainda duas unidades móveis, que percorrem as cidades realizando, sobretudo, exames de mamografia às mulheres. Ao todo, na unidade fixa foram realizados 13.632 exames, 3.832 consultas, 4.810 procedimentos e 500 pequenas cirurgias, enquanto as unidades móveis registraram 29.102 exames.

O Instituto de Prevenção de Fernandópolis realiza atendimentos de prevenção e diagnóstico do câncer de pele, de mama e colo de útero, e a realização de biópsias. Equipada com consultórios de atendimento ambulatorial, possui ainda equipamentos para exames e diagnóstico com a mais moderna tecnologia, além de centro cirúrgico para pequenas e médias cirurgias.

No ano passado, todas as unidades do Hospital de Amor realizaram, juntas, mais de um milhão de atendimentos, a 274 mil pacientes de todo o Brasil. Só de moradores da cidade de Fernandópolis (SP), foram 3,7 mil pacientes e 15 mil atendimentos realizados.

 O INSTITUTO

Com suas atividades iniciadas em 2012, a unidade de Fernandópolis faz parte da rede de institutos de prevenção do Hospital de Amor, atual nome do Hospital de Câncer de Barretos. Com atendimento 100% gratuito e foco nas demandas de todas as cidades do noroeste paulista, o instituto é mantido exclusivamente pelo Hospital de Amor, com o apoio da comunidade que participa das campanhas, leilões e doações feitas diretamente ao hospital.

 HA 60 ANOS

O Hospital de Amor tem como uma de suas principais frentes de atuação a prevenção, sendo referência no assunto com um trabalho ativo, por meio de dezenas de unidades fixas e móveis espalhadas pelo país. Esse serviço contribui diretamente para o diagnóstico precoce dos tipos mais incidentes da doença na população brasileira, como o câncer de mama, que quando descoberto em suas fases iniciais possui até 95% de chances de cura, além de diminuir a necessidade de tratamentos mais invasivos.

 A história do HA teve início em 24 de março de 1962, na cidade de Barretos, interior do Estado de São Paulo, nascendo com o objetivo de oferecer medicina de qualidade e humanizada. Hoje é referência no tratamento de câncer no Brasil, com reconhecimento internacional, sendo instituição irmã do MD Anderson Cancer Center Institute, com sede no estado do Texas, Estados Unidos, o maior centro de tratamento oncológico do mundo.

 SOLIDARIEDADE

Com atendimento 100% gratuito, por meio do SUS, e foco nas demandas de todas as cidades do noroeste paulista, o instituto é mantido exclusivamente pelo Hospital de Amor, com o apoio da comunidade que participa das campanhas, leilões e doações feitas diretamente ao hospital, em recursos ou em materiais e alimentos.

últimas