ENTREVISTA

Com mudança climática, grilos invadem residências e incomodam população

Com mudança climática, grilos invadem residências e incomodam população

Apesar de não transmitirem doenças, eles levam bactérias em suas patas

Apesar de não transmitirem doenças, eles levam bactérias em suas patas

Publicada há 1 ano

“No caso de 2022, a principal hipótese é a anomalia climática”, diz secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Sérgio Vanzela, sobre a invasão de grilos em Fernandópolis

Da Redação 

Os moradores de Fernandópolis e da região estão convivendo desde meados de março com a presença dos grilos domésticos, cientificamente conhecidos como (Ancheta domesticus). A presença dos insetos causou a curiosidade de vários munícipes e a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, esclarece essas dúvidas e curiosidades.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Sérgio Vanzela, é graduado, Mestre e Doutor em Agronomia pela Unesp e coordenador do programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Ele respondeu algumas das curiosidades mais citadas nas redes sociais, bem como pela imprensa. 

Qual a causa dessa invasão de grilos na região?

Vanzela - Vários fatores ambientais podem contribuir, não só para a invasão dos grilos, mas também para a reprodução e proliferação em massa de outros insetos, dentre os quais o desmatamento, a presença de restos de alimentos e anomalias climáticas. No caso de 2022, a principal hipótese é a anomalia climática, já que tivemos dois anos seguidos (2020 e 2021) com totais precipitados variando de 61 a 65% do que deveria ter chovido, seguido de um início de 2022 (janeiro e fevereiro) com volumes precipitados alcançando marcas históricas.

Esses grilos domésticos são perigosos?

Vanzela – Embora inofensivos aos seres humanos, como circulam em esgotos e locais com resíduos sólidos, podem levar bactérias patogênicas em suas patas. Outro problema é que alguns animais são predadores naturais dos grilos, o que pode favorecer as suas reproduções como: escorpiões, aranhas e morcegos.

O que podemos fazer para amenizar essa situação?

Vanzela – Soluções simples podem ser adotadas para se diminuir o aparecimento desses grilos, aliás, ações que evitam também outros transtornos como o aparecimento de animais peçonhentos e do próprio mosquito da dengue. Manter os terrenos e quintais limpos, livre de lixo comum, acúmulo de madeiras e resíduos de construção, além de evitar a vegetação alta, são fatores importantes para a diminuição destes insetos.

últimas