SAÚDE

‘Dia D’ da vacinação acontece no sábado, 30

‘Dia D’ da vacinação acontece no sábado, 30

Crianças, profissionais de Saúde, adultos e idosos poderão ser vacinados

Crianças, profissionais de Saúde, adultos e idosos poderão ser vacinados

Publicada há 1 ano

‘Dia D’ da vacinação acontece no sábado, 30

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza no próximo sábado, dia 30, o Dia D da Vacinação contra a Gripe e o Sarampo. Todas as unidades de saúde estarão abertas das 08h às 12h.

Durante toda manhã poderão ser vacinadas crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias e os profissionais da Saúde contra a tríplice viral (sarampo). As crianças desta mesma idade também poderão ser imunizadas contra a Influenza (gripe). Para receber as doses é preciso que pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação.

A vacina contra o Sarampo também estará disponível para todos os profissionais de Saúde que precisam atualizar a carteira de vacinação.

“Será um dia importante para imunizar diversos públicos, portanto é fundamental que as pessoas verifiquem a carteira de vacinação para ver se estão em dia com as doses que serão disponibilizadas. Também vamos atualizar as carteiras de crianças que estiverem com as doses de rotina em atraso, aproveitando o   momento oportuno para melhorar a cobertura vacinal”, comentou a enfermeira responsável pelo Programa de Imunização, Kelgissane Bruzzão Franco da Silva.

VACINAÇÃO COVID

As unidades também vão realizar no próximo sábado a vacinação contra a Covid em idosos que ainda não tomaram a 1ª ou 2ª dose adicional e para o público geral que não foi imunizado contra a doença.

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração. A única forma de evitar a doença é por meio da imunização: vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

GRIPE

A vacina do Butantã contra a gripe (influenza) é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2. A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

últimas