SANTA CASA

Acordo entre Corpo Clínico e provedoria descarta paralisação na Santa Casa

Acordo entre Corpo Clínico e provedoria descarta paralisação na Santa Casa

Médicos indicavam “salários atrasados”; hospital confirma “pagamentos mensais”

Médicos indicavam “salários atrasados”; hospital confirma “pagamentos mensais”

Publicada há 1 ano

João Leonel 

Mas, a situação da Santa Casa de Fernandópolis não estava “entrando nos trilhos”? Como, agora, os médicos podem paralisar diversos atendimentos no hospital?

Eis a questão. De fato, o que vem ocorrendo é uma pressão de um grupo de médicos, incluindo integrantes do Corpo Clínico da Santa Casa, sobre o atual administrador judicial, Marcus Chaer, e, por consequência, na própria estrutura da intervenção judicial, comandada pelo juiz Vinicius Castrequini Bufulin.

A principal alegação dos profissionais: falta de pagamentos desde janeiro deste ano. A provedoria rebate tal informação, declarando “realizar pagamentos mensais desde 2020”.

Em ação coletiva, médicos com cargos de chefia entregaram cartas de “renúncia” de suas funções nas últimas semanas. Refutando a palavra “greve”, coletivamente apontam para possíveis “quebras de contrato”.

Integrantes do grupo que promete ‘paralisar os trabalhos’ já a partir de 1º de maio, neste domingo, figuram como autores de processos responsáveis por bloqueios judiciais, fato que interfere diretamente no orçamento do hospital.

Vale ressaltar que os valores cobrados pelos médicos nessas ações não correspondem ao período da intervenção judicial. Ou seja, a má gestão de antigos provedores está caindo na conta da Santa Casa agora, justamente no momento em que o hospital indica um início de recuperação financeira e administrativa, e sob intervenção.

A Santa Casa declara que realiza pagamentos mensais a seus médicos, mas há um lapso temporal entre a prestação de serviço, faturamento e pagamento da nota. Alguns pagamentos, inclusive os pagamentos à vista dos plantões realizados nos finais de semana, são depositados mensalmente.

Os pagamentos, no geral, estão relacionados a plantões no Pronto Socorro, tanto de atendimento SUS quanto de Convênios, e de consultas e exames particulares.

Há casos de atendimentos médicos prestados pelos profissionais da Santa Casa cujos repasses governamentais só chegam ao hospital após mais de 30 dias. Valores que devem ser repassados pelos convênios particulares superam esse prazo e chegam até com mais de 60 dias depois dos procedimentos realizados.

ATUALIZAÇÃO

Após publicação da edição impressa, nº 4247, de hoje, 30 de abril, do jornal “O Extra.net”, esta matéria alcançou grande repercussão.

Uma reunião aconteceu pela manhã, na Santa Casa, entre médicos do Corpo Clínico e o administrador judicial Marcus Chaer, que ocupa o cargo de provedor.

Em nota oficial enviada à reportagem pela ASCOM da Santa Casa foi confirmado um acordo entre as partes, ficando descartada uma possível paralisação. Confira a seguir: 

NOTA OFICIAL

No dia 19/04, mais de 1.800 Santas Casas e hospitais filantrópicos em todo Brasil fizeram um ato simbólico por pedido de recursos emergenciais, paralisação de todos os atendimentos eletivos, não urgentes, por 24 horas. A iniciativa faz parte do movimento nacional “CHEGA DE SILÊNCIO!”, promovido pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos para alertar a sociedade civil e os três poderes nas esferas municipais, estaduais e federal, sobre a maior crise financeira enfrentada pelo setor.

Mesmo sem acréscimo financeiro e orçamentário, o hospital veio se esforçando para a continuidade de algumas de suas atividades e serviços, e se mantém operando normalmente. Diante do impasse, a Santa Casa Fernandópolis tem cobrado alguns órgãos públicos sobre a destinação de repasses para a manutenção do atendimento médico-hospitalar.

Segundo o provedor, Marcus Chaer, o risco que boa parte dos hospitais correm é que, caso os repasses não cheguem em tempo hábil, inúmeros hospitais arriscam parar as suas atividades, inclusive a Santa Casa. "Não adianta o nosso hospital apresentar sinais de recuperação, funcionar como uma empresa, como tem sido nos últimos dois anos, se o seu funcionamento depende, também, de demandas, como o auxílio do poder público", pontua.

Sobre a possível paralisação, após o fechamento da edição da matéria impressa, foi realizado um acordo entre a administração e os médicos. Na conversa, o corpo clínico entendeu a situação que agrava as Santas Casas, em geral, e está disposto a colaborar com a entidade mais uma vez, já que o poder público sinalizou que irá cumprir sua parte na falta de recursos e outros investimentos.

Assessoria de Imprensa da Santa Casa.  

Paralisação seria um duro golpe na intervenção judicial, que, depois de décadas, deu início a um processo de assepsia na Santa Casa, como uma luz no fim do túnel

últimas