SAÚDE

Morte de menino de 9 anos por suspeita de dengue é investigada na região

Morte de menino de 9 anos por suspeita de dengue é investigada na região

Criança deu entrada na unidade com possíveis complicações causadas pela dengue

Criança deu entrada na unidade com possíveis complicações causadas pela dengue

Publicada há 1 ano

Morte de menino de 9 anos por suspeita de dengue é investigada na região - Agência Brasil/ArquivoCaso aconteceu em Birigui, no domingo - Foto: Reprodução

Da Redação/SBT Interior

​Um menino de nove anos de idade morreu, no início da tarde des​t​e domingo, 08, Dia das Mães, no Pronto-Socorro Municipal de Birigui “Dr. Alceu Lot”. A suspeita é que o óbito ocorreu por complicações da dengue. O município já registrou duas mortes pela doença este ano e outras três estão em investigação, aguardando análise do Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, das amostras de sangue coletadas. As informações são do portal RP10.

O garoto deu entrada no PS às 12h24 de domingo, em estado grave. Segundo a OSS (Organização Social de Saúde) BHCL, responsável pela gestão dos serviços de urgência e emergência do município, o paciente foi atendido imediatamente​​ pela equipe médica e de enfermagem, na sala de emergência pediátrica.

Ainda conforme a OSS, foram realizadas imediatamente manobras de ressuscitação cardiopulmonar, sem sucesso, evoluindo a óbito com suspeita de complicações por dengue. Em consultas anteriores no PSM, a criança apresentava quadro clínico estável de paciente positivo para dengue, sem sinais de alerta.

A Vigilância Epidemiológica do município solicitou à OSS BHCL informações sobre o atendimento prestado à criança no Pronto-Socorro Municipal e a amostra de sangue coletada do menino para encaminhar para análise no Instituto Adolfo Lutz.

Se confirmada a morte do garoto por dengue, este será o terceiro óbito pela doença registrada no município. A primeira vítima foi uma mulher de 79 anos, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, que faleceu no dia 16 de março e tinha histórico de diabetes, hipertensão e tratamento anterior para leishmaniose.

A segunda morte foi a de um morador da região central de Birigui, que faleceu no dia 22 de abril e tinha diabetes e hipertensão. Ele apresentou os primeiros sintomas em 17 de abril, foi hospitalizado no dia 20, vindo a óbito dois dias depois.

Município enfrenta epidemia da doença

Birigui enfrenta uma epidemia de dengue, com 4.530 casos positivos da doença até o dia 5 de maio. A Secretaria de Saúde informou que as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti foram intensificadas desde o dia 7 de março.

“Até o dia 30 de abril o mutirão percorreu 72 bairros, sendo trabalhados 22.592 imóveis e retiradas 54 toneladas de materiais inservíveis que serviam de criadouros. Larvas do mosquito foram encontradas em recipientes em 712 imóveis”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Nesta segunda-feira (9), o mutirão para eliminação de criadouros de imóveis e terrenos estão ocorrendo nos bairros Vila Pontes, Vila Maria e hoje à tarde terá início no Thereza Maria Barbieri.

Já a nebulização teve início no Conjunto Habitacional Margareth Josefina Del Bianco Vargas, bairro onde na última sexta-feira foi realizada uma força-tarefa de limpeza, sendo recolhidas 65 toneladas de materiais inservíveis descartados de forma irregular em vias públicas.

“A administração municipal está fazendo a sua parte para conter o avanço da dengue em Birigui e pede a colaboração e conscientização da população para que permita a entrada dos agentes nos imóveis para os trabalhos preventivos. É necessário também que cada um faça a sua parte, redobrando os cuidados diários com ralos, vasos de plantas, bebedouros de água de pets e outros recipientes que possam acumular água, servindo de criadouro para o mosquito”, finaliza a nota enviada pela Prefeitura.


Fonte: sbtinterior.com

últimas