EMPRESAS

Pelo 10º ano consecutivo, São Paulo é o estado que mais abre empresas no país

Pelo 10º ano consecutivo, São Paulo é o estado que mais abre empresas no país

São Paulo se destaca como polo empreendedor quando comparado a outros estados da Federação, de acordo com levantamento da Contabilizei

São Paulo se destaca como polo empreendedor quando comparado a outros estados da Federação, de acordo com levantamento da Contabilizei

Publicada há 1 ano

Como abrir sua empresa - Somos ContabilidadeA pesquisa é realizada a partir de dados da Receita Federal - Foto: Reprodução

Da Redação

No primeiro trimestre de 2022 foram abertas 300.034 empresas no estado de São Paulo. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, há queda de 1,2%. Já quando comparado ao primeiro trimestre de 2020, o número de abertura de empresas apresentou crescimento de 19%, de acordo com o levantamento realizado pela Contabilizei, maior escritório de contabilidade do Brasil e líder em abertura de empresas. A pesquisa é realizada a partir de dados da Receita Federal.

Microempresas, empresas de pequeno e grande Porte, além de indústrias e agronegócios, categorizadas como Não MEI, representam 21,5% do total de empresas abertas (64.586 CNPJs), enquanto empresas da categoria MEI (Microempreendedor Individual) retratam a maior parcela do total, sendo 78,5%, equivalente a 235.448 CNPJs.

Ao considerar somente as empresas Não MEI, observa-se um crescimento suave de 0,80% no número de aberturas, quando comparado ao primeiro trimestre de 2021. Já na comparação entre os mesmos meses de 2020, este número cresce em 23,1%.

Em comparação ao primeiro trimestre de 2021, a criação de CNPJs MEI, apresentou decréscimo de 1,8% neste ano. Ao comparar com o mesmo período de 2020, há crescimento, sendo de 18%.

Ao comparar com os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, segundo e terceiro lugar, no ranking de abertura de novos negócios, considerando todas as empresas, MEI e Não MEI, o estado paulista abriu 179% de CNPJs a mais que Minas Gerais e 249% a mais que o Rio de Janeiro.

Fonte: Receita Federal - Dados Públicos

Setores

O levantamento mostra também o desempenho da abertura de empresas por setor. Mais de 60% das empresas abertas no estado paulista correspondem ao setor de Serviços.

Serviços*: 64%

Comércio: 29%

Indústria: 7%

*Empresas de Serviços (Profissionais Liberais e Autônomos, Prestadores de Serviços especializados ou não em empresas de todos os portes)

Fonte: Receita Federal - Dados Públicos

"Diversos fatores externos contribuem para o sucesso ou não de uma empresa e quando falamos em ambiente de negócios, tanto digital quanto físico, ou de acesso a capital, por exemplo, São Paulo tem condições surpreendentemente favoráveis ao empreendedor. Isso se comprova quando olhamos para o alto número de CNPJs sendo abertos todos os anos na cidade." destaca Guilherme Soares, vice-presidente de Growth da Contabilizei.

últimas