PANDEMIA

Adolescentes de 12 a 17 podem tomar a dose reforço contra a Covid

Adolescentes de 12 a 17 podem tomar a dose reforço contra a Covid

Vacinação está disponível nas unidades de Saúde e na Central, de segunda a sexta

Vacinação está disponível nas unidades de Saúde e na Central, de segunda a sexta

Publicada há 1 ano

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em vigor no município há mais de um ano disponibiliza doses do imunizante em todas as Unidades de Saúde para todos os púbicos determinados pelo Ministério da Saúde. 

Desde a última segunda-feira, 30, os adolescentes de 12 a 17 estão aptos para receber a terceira dose (reforço), que deve ser aplicada após 4 meses do recebimento da segunda dose. 

Para esse público devem ser usados os imunizantes da Pfizer e Coronavac, aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A dose reforço para os adolescentes está disponível em todas as unidades de Saúde das 09h às 14h, de segunda a sexta e na Central da Saúde das 08h às 13h.

No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.

IMUNOSSUPRESSÃO

São consideradas como pessoas com alto grau de imunossupressão os indivíduos que possuam:

Imunodeficiência primária grave - quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids , uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias, Uso de drogas modificadoras da resposta imune - Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe); Autoinflamatórias - doenças intestinais inflamatórias; Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise); Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

últimas