EDUCAÇÃO

Vestibulinho das Etecs para o segundo semestre tem mais de mil vagas na região

Vestibulinho das Etecs para o segundo semestre tem mais de mil vagas na região

Interessados em concorrer a uma vaga para os cursos técnicos têm até as 15 horas do dia 6 de junho para realizar a inscrição

Interessados em concorrer a uma vaga para os cursos técnicos têm até as 15 horas do dia 6 de junho para realizar a inscrição

Publicada há 1 ano

Avaliações acontecerão de forma presencial, com aplicação de provas, no dia 3 de julho

Da Redação

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho do segundo semestre de 2022. São 1.230 vagas para cursos técnicos na região de São José do Rio Preto. A inscrição para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) vai até as 15 horas do dia 6 de junho e deve ser feita exclusivamente pela internet. O valor da taxa é de R$ 39. A prova será aplicada no dia 3 de julho, de forma presencial.

As vagas estão distribuídas entre as cidades de Catanduva, Fernandópolis, Jales, Mendonça, Mirassol, Monte Aprazível, Neves Paulista, Novo Horizonte, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga. São mais de 20 opções de cursos na região, com duração de três ou quatro semestres.

Confira a relação de cursos e a disponibilidade de vagas no site do Vestibulinho.

Inscrições

O interessado em concorrer a uma das vagas disponíveis no Vestibulinho para o segundo semestre de 2022, deve:

  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado na segunda ou terceira série;
  • Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou ainda o boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;
  • Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o certificado ou a declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

 

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 19 de maio até as 15 horas do dia 6 de junho.

Para participar da seleção, basta preencher a ficha de inscrição disponível no menu "Área do candidato", que deve ser acessada com o CPF do candidato e senha de segurança. O preenchimento das informações é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos.

Após o preenchimento das informações, é preciso imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa de R$ 39. O valor deve ser pago em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 6 de junho.

Para os candidatos que não têm acesso a computadores e internet, as Etecs irão disponibilizar os equipamentos para a realização da inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade mais próxima para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição, documentação necessária, disponibilidade de cursos e vagas de cada unidade podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

Inclusão social

candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 6 de junho.

candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deverá informar o nome social completo, no ato da inscrição, no campo específico para tal. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado, integralmente, da quinta a oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

últimas