REGIÃO

Ouroeste sedia lançamento do Guia das Aves do Noroeste Paulista

Ouroeste sedia lançamento do Guia das Aves do Noroeste Paulista

O lançamento aconteceu na última quinta-feira

O lançamento aconteceu na última quinta-feira

Publicada há 1 ano

Na última quinta-feira aconteceu o lançamento do Guia das Aves do Noroeste Paulista

Assessoria de Imprensa – Ouroeste 

Por meio de uma parceria com a AES Brasil e a SAVE Brasil, a Prefeitura de Ouroeste, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, pensando na preservação do meio ambiente e da biodiversidade da região está participando do Projeto Mutum - de - Penacho, espécie ameaçada de extinção devido à diminuição das matas nativas.  

Na última quinta-feira, 9, aconteceu no Pesqueiro Jatobá, localizado na zona rural de Ouroeste, o lançamento do Guia das Aves do Noroeste Paulista, com a observação de aves da região. 

Participaram do evento de lançamento, o prefeito Alex Sakata, o vice Júlio Santos, os vereadores Angélica, Gisele, Carlito, João Teixeira e Denilson, secretários municipais e diretores das escolas. 

O evento contou com a presença dos representantes do projeto: Matheus Bernardo, Marcos, Alessandra e o representante da AES Brasil, Guilherme, da cidade de Promissão. 

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Gislaine Pinhel de Souza, posteriormente ao Projeto, será estendido através de um trabalho que será desenvolvido nas Unidades da Rede Municipal de Ensino. 

SAVE BRASIL

Uma Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), uma organização da sociedade civil de interesse público, com foco especial na conservação das aves brasileiras. A SAVE Brasil faz parte da aliança global da BirdLife International presente em mais de 120 países e compartilha suas prioridades, políticas e programas de conservação, trocando informações, conhecimentos e experiências, para implementar os objetivos globais da aliança no âmbito nacional, adequando-os às necessidades do cenário brasileiro.

AES TIETÊ

Com 20 anos de atuação no Brasil, a AES faz parte de uma empresa global no setor de energia, a AES Corporations, presente em 14 países. A empresa oferece soluções sob medida para seus clientes e gera energia por meio de fontes eólicas, solares e hídricas, sempre de forma inovadora, eficiente confiável e sustentável.

PROGRAMA 

Para promover a preservação do meio ambiente e da biodiversidade na região noroeste de São Paulo, a AES Tietê procura investir constantemente em programas que visam tais objetivos. A exemplo das iniciativas dos projetos "Pardas do Tietê" e "Lobos do Pardo", a empresa firmou uma nova parceria, desta vez, com a SAVE Brasil que atua há mais de 15 anos com a conservação das aves brasileiras e seus ambientes naturais, melhorando a vida das pessoas.

Neste contexto, a AES Tietê e a SAVE Brasil uniram forças para concretizar o Projeto Mutum-de-penacho, que tem como foco principal a busca de estratégias para a conservação do mutum-de-penacho (Crax fasciolata), no entorno do reservatório da UHE Água Vermelha. O mutum é uma espécie chave para a preservação ambiental, pois desempenha importantes funções ecológicas (serviços ecossistêmicos) na restauração de florestas e melhoria ambiental da região. Apesar de sua importância, o mutum-de- penacho é uma espécie ameaçada de extinção devido à diminuição das matas nativas, da pressão de caçadores e incêndios florestais, reforçando assim a urgência e relevância de iniciativas como esta.

últimas