DENÚNCIA

PM Ambiental flagra descarte irregular de objetos veterinários em Área de Preservação de Rio Preto

PM Ambiental flagra descarte irregular de objetos veterinários em Área de Preservação de Rio Preto

Uma sacola com etiqueta da Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea) foi encontrada entre os materiais

Uma sacola com etiqueta da Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea) foi encontrada entre os materiais

Publicada há 1 ano

PM Ambiental flagra descarte irregular de objetos veterinários em Área de Preservação de Rio Preto  - Reprodução Polícia Ambiental

Da Redação/SBT Interior

A Polícia Ambiental flagrou ossadas, seringas e diversos objetos supostamente usados em atendimento veterinário descartados irregularmente em uma Área de Preservação Permanente (APP), em São José do Rio Preto. A ação foi feita na tarde de ontem, 21, após uma denúncia.

Segundo a PM Ambiental, a APP está localizada na beira de um rio próximo da rodovia BR-153. Entre os materiais estavam dezenas de carcaças de animais de várias espécies como cavalos, vacas, cães e gatos, incluindo macacos.

Ainda de acordo com a PM, os dejetos descartados irregularmente podem contaminar a água do córrego, além do solo e provocar outros riscos ao meio ambiente e à saúde pública.

A corporação informou ainda que a área está localizada atrás de um hospital veterinário de um centro universitário. Uma sacola encontrada no descarte irregular estava identificada com uma etiqueta da Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea), da Prefetura. 

Peritos da Polícia Civil coletaram o material para a elaboração de um laudo que deve ajudar nas investigações.

Em nota, a Dibea informou que os animais que morrem sob a responsabilidade da Diretoria e ou do Centro de Zoonoses (CCZ) são encaminhados para uma empresa contratada para o serviço de incineração, dentro dos padrões e métodos exigidos por lei.

“A Dibea esclarece que animais que são vítimas de maus-tratos e que necessitam de atendimento são encaminhados para o Hospital Veterinário da Unirp, que mantém contrato com a Prefeitura para esta finalidade. A Dibea espera que as autoridades competentes apontem os eventuais responsáveis pelo fato verificado.”, diz a nota.


Fonte: sbtinterior.com

últimas