INCLUSÃO

Pré-candidato de Indiaporã com deficiência ‘dribla’ limitações em busca de votos

Pré-candidato de Indiaporã com deficiência ‘dribla’ limitações em busca de votos

O caminho até as urnas é longo e antes de chegar lá, Flávio recebeu o convite do partido, que credita a ele chances de conquistar eleitores

O caminho até as urnas é longo e antes de chegar lá, Flávio recebeu o convite do partido, que credita a ele chances de conquistar eleitores

Publicada há 1 ano

Breno Guarnieri

O objetivo de tornar-se parlamentar é especialmente mais difícil de virar realidade para as pessoas com deficiência. O caminho até as urnas é árduo e longo. Antes de chegar lá, eles precisam convencer o partido de que têm, no mínimo, chance de angariar votos para eleger correligionários. No entanto, para os postulantes cegos, surdos e cadeirantes, o objetivo não é só vencer, mas aproveitar o espaço e colocar a inclusão em debate.

“Lutar pela causa de pessoas com deficiência é brigar por toda a população”, defende o corretor de imóveis Flávio Sant'anna, de 47 anos, morador de Indiaporã, que se tornou cadeirante após acidente ocorrido em um mergulho nas águas do Rio Grande, no carnaval de 1996, fato que o deixou tetraplégico. 

Não me julgo ‘paraquedista político’

Flávio oficializou a sua pré-candidatura a deputado federal, nesta sexta-feira, dia 15, por meio das redes sociais. “Se, em uma calçada, há espaço garantido de acessibilidade, ali passa todo mundo. O que é bom para as pessoas com deficiência é bom para todos”, destaca Flávio, que ainda acrescenta: “recebi o convite para a pré-candidatura do PSB. Eu não me julgo ‘paraquedista político’, sou natural da região, meus avós moraram em Fernandópolis por muitos anos. Foram meses de análise e conversas em relação ao convite do partido. Estou ciente de que a acessibilidade insuficiente ou a ausência dela ainda é uma realidade em Fernandópolis, Indiaporã, em outras cidades da região e em boa parte do Brasil”.

Projeto

Com o objetivo de chamar a atenção de autoridades e moradores de Fernandópolis e região sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência física, Flávio Sant'anna percorre boa parte dos municípios do noroeste paulista, objetivando revisitar amigos PCD's, conhecer novas histórias, suas dificuldades, além de identificar e documentar nos municípios a falta de infraestrutura adequada para locomoção, acessibilidade e inclusão.

“A experiência tem sido muito boa. Espero que com o passar dos dias, com minhas visitas, publicações nas redes sociais e com a cobertura da imprensa eu consiga trazer para o centro das discussões a necessidade de acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, pois tenho percebido que as pessoas estão deixando de se preocupar com este assunto. A causa PCD tem sido menos discutida do que nos anos 90 e início deste século”, finaliza.

Flávio Sant'anna durante visita aos amigos PCD’s na região. Ele recebeu o convite do partido em razão de sua luta 


últimas