RESERVATÓRIO

Reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste devem fechar o mês em 61,2%

Reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste devem fechar o mês em 61,2%

Todos os demais subsistemas indicam que chegarão ao fim de julho com níveis superiores a 80%

Todos os demais subsistemas indicam que chegarão ao fim de julho com níveis superiores a 80%

Publicada há 1 ano

Da Redação

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) com as previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para a semana de 16 a 22 de julho, aponta que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste devem fechar o mês com níveis de 61,2%. No mesmo período, em 2021, os reservatórios registravam apenas 27,6% de energia armazenada. Os demais subsistemas permanecem com níveis acima de 80%. No Norte, a capacidade de armazenamento deverá atingir 93,5%, e no Nordeste e no Sul, 81,7% e 81,3%, respectivamente.

O documento destaca ainda o avanço da carga de energia, com um crescimento de 1,2% na demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN), se comparado com o mesmo período do ano passado. A expectativa é que a carga atinja 66.220 MWmed. Nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Norte também foi constatado incremento, com índices de 2,3% (37.907 MWmed) e 4,6% (6.213 MWmed). Já nos subsistemas Nordeste e Sul, a variação de carga prevista é de redução de 3,2% (10.587 MWmed) e de 0,1% (11.513 MWmed), com relação a julho de 2021.

As previsões das afluências nas regiões Norte e Sul são iguais e a Energia Natural Afluente (ENA) alcançará 83% da Média de Longo Termo (MLT). No Nordeste, as afluências poderão chegar a 74% da MLT; e em sequência vem o Sudeste/Centro-Oeste que deverá atingir 65% da MLT ao final do mês. Em razão do avanço de duas frentes frias pelas regiões Sul e Sudeste é esperada chuva fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu e em pontos isolados da incremental a UHE Itaipu no início da próxima semana.

Para a próxima semana, o Custo Marginal de Operação (CMO) passa a ser de R$66,81/MWh permanecendo equiparada nas quatro regiões. O CMO apresenta um incremento de 17,2%, em comparação aos R$56,96/MWh da semana passada.

Para conferir o relatório na íntegra, acesse o link.

Acompanhe também as notícias do Operador no LinkedIn Instagram ou nos canais de podcast no Spotify ou no Deezer.

Sobre o ONS:

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e pelo controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), além do planejamento da operação dos sistemas isolados do país. Sob o comando do ONS estão 161 hidrelétricas em 22 bacias hidrográficas, de múltiplos proprietários, que deverão totalizar quase 110GW no SIN até 2025. Atualmente, a matriz elétrica brasileira é considerada um exemplo mundial de sustentabilidade, visto que mais de 82% da energia elétrica produzida vem de fontes renováveis. Com mais de 20 anos de existência, o Operador mantém equipes atuando durante sete dias por semana, 24 horas por dia, em salas de controle localizadas no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.

últimas