POLÍTICA

Carlão Pignatari articulando aliança de Rodrigo Garcia com Jair Bolsonaro?

Carlão Pignatari articulando aliança de Rodrigo Garcia com Jair Bolsonaro?

União seria repeteco do 'BolsoDoria' visando impedir vitória de Lula no 1º Turno

União seria repeteco do 'BolsoDoria' visando impedir vitória de Lula no 1º Turno

Publicada há 1 ano

O tema está viralizando nesta terça-feira, 19, se tornando o principal assunto político nacional do dia: o tucano paulista Rodrigo Garcia, candidato a governador, estaria articulando uma aliança com o presidente Jair Bolsonaro (PL), também recandidato, para o pleito de 2 de outubro?

E mais!

Quem estaria comandando as negociações seria o deputado estadual votuporanguense Carlão Pignatari (PSDB), atual presidente da Assembleia Paulista?

Aos fatos!

O epicentro do assunto foi publicação da colunista Maria Christina Fernandes, do Valor Econômico relatando que, sob desconfiança mútua, emissário de Garcia (leia-se Carlão Pignatari) se reuniu com o presidente no último dia 9 (feriado da Revolução Constitucionalista), quando o Bolsonaro esteve na capital paulista para participar da ‘Marcha para Jesus’. Na pauta, a composição eleitoral.

Os termos iniciais do diálogo, também apontados pelo colunista Igor Gadelha do Metrópoles seria o interesse inicial de ambos em conter eventual vitória de Lula (PT) na disputa presidencial em Primeiro Turno.

Obviamente isso seria fundamental para a campanha bolsonarista e, por consequência, na visão dos ‘rodriguistas’, também impediria o ex-presidente de entrar de cabeça na campanha de Fernando Haddad (PT) no Segundo Turno paulista, o que pode ser decisivo.

Seria uma espécie de repeteco do ‘BolsoDoria’ de 2018, movimento que selou a união dos então candidatos Jair Bolsonaro e João Doria.

Enquanto isso...

- O presidente, após ciência da repercussão, refutou rumores de aliança com o governador e reiterou seu apoio ao candidato do Republicanos, o ex-ministro Tarcísio de Freitas. Bolsonaro não negou encontro com Pignatari e afirmou que nada discutiu com “esse líder do PSDB”;

- Parte considerável do staff do governador se posiciona contrariamente à possibilidade dessa junção, receosa de eventuais prejuízos que poderiam advir à campanha atual e ao futuro político de Garcia, sobretudo pela radicalização de parte dos apoiadores de Bolsonaro;

- Até a publicação desta coluna, Carlão Pignatari não emitira qualquer declaração oficial. Relembrando, ele foi, por diversas vezes, crítico do atual governo federal, sobretudo no período pandêmico, chegando a afirmar que “Bolsonaro é uma idiotice atrás das outras”.

*Atualização: às 14h59 de 20/07/2022. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, através da Assessoria de Imprensa, afirmou que o encontro suprarrelatado não aconteceu e que nunca tratou de articulações políticas com Jair Bolsonaro. Ele confirma que Carlão esteve no evento relativo às comemorações da Revolução Constitucionalista que é estadual e que não tem relação com o factóide.

últimas