POLÍTICA

Gilmar Gimenes confirma candidatura a federal em embate direto com Pinato e Henri

Gilmar Gimenes confirma candidatura a federal em embate direto com Pinato e Henri

E mais! PM Pedroso dentro, Alcides do Faria fora e Colombano com os Bim´s

E mais! PM Pedroso dentro, Alcides do Faria fora e Colombano com os Bim´s

Publicada há 1 ano

Arrolamos, no dia 25 de junho passado, (clique aqui para relembrar) com exclusividade, que o empresário Gilmar Gimenes (PL), ex-deputado estadual paulista pelo PSDB, poderia estar retomando a carreira política e disputaria a eleição de outubro.

Decorrido pouco mais de um mês, para surpresa dos descrentes, eis que Gimenes confirma-nos que estará no embate por uma das vagas na Câmara dos Deputados e não para a Assembleia Paulista, como seria mais óbvio.

E tal escolha soa como estratégica: o PL é o partido escolhido por Bolsonaro para disputar a presidência e recebeu, no diretório paulista, seu filho, Eduardo, recordista de votação nacional em 2018 com 1,8 milhão de votos e ainda tem em seus quadros o hilário Tiririca que em 2010 obteve 1,3 milhão de votos (em 2018 foram ‘só’ 445 mil). Daqui deflui a possibilidade deles ‘carregarem’ vários candidatos com votações menos expressivas.

Gilmar concorrerá, localmente, com Fausto Pinato, que tentará a segunda reeleição e com Henri Dias, ex-candidato a prefeito em 2020. Regionalmente acresça-se os nomes de Geninho Zuliani e Luiz Carlos Motta, além do surpreendente cadeirante indiaporãense Flávio Sant´Anna, dentre outros.

Em termos de apoio, Gimenes é incisivo: estará com Bolsonaro na disputa presidencial e com Tarcísio de Freitas na Estadual e fará uma dobradinha regional com Hery Kattwinkell, advogado e ex-vereador votuporanguense, candidato a deputado estadual pelo Solidariedade.

*Conteúdo originalmente publicado na Coluna .Inside de sexta-feira, 29/07/2022.

Se o pactuado prevalecer na Convenção Estadual do Partido Liberal (PL), prevista para ocorrer a partir das 10h00 deste sábado, 30/07/2022, na capital paulista, o sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo Ricardo Pedroso, verá o seu nome homologado para disputar uma das 94 vagas na Assembleia Legislativa Paulista.

 Debutante em processo político dessa envergadura, Sargento Pedroso, como deve constar nas urnas eletrônicas, definiu que estará apoiando as candidaturas de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para governador e de Jair Bolsonaro (PL) para presidente da República e empunhará pautas de cunho conservador durante a campanha.

Quanto a composições com outros candidatos, em especial com um pleiteante a deputado federal, ele afirmou-nos que está estudando eventuais dobradinhas e fazendo diversos contatos, sendo que deve manifestar-se a esse respeito após a convenção.

Ricardo tem residência em Fernandópolis e é o terceiro nome oficialmente confirmado para a disputa estadual, junto com o empresário Renato Colombano e o atual vereador Cidinho do Paraíso.

*Conteúdo originalmente publicado na Coluna .Inside de quinta-feira, 28/07/2022.

De modo simples, direto e reto, como lhe é peculiar desde os tempos em que laborava em Fernandópolis e debutava na política, o empresário Alcides do Faria (PP), pôs fim sua saga eleitoral deste ano, declarando-nos, na tarde de quarta-feira, 27/07/2022:

- Não serei candidato.

E o ex-deputado estadual (1997/1998) arrematou:

- Não desisti (da candidatura), pois nunca falei que seria candidato em 2022.

Resta saber se a condição temporal oposta (em 2022) foi mero artifício ortográfico ou...

A possibilidade de Faria disputar uma vaga na Assembleia Legislativa Paulista (Alesp) surgiu ao final de abril, atrelada a uma eventual dobradinha com o federal Fausto Pinato (PP), após o empresário ter sua ficha de filiação ao Progressistas abonada pelo atual presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira e pelo ministro da Casa Civil Ciro Nogueira e foi aqui delineada em primeira mão.

*Conteúdo originalmente publicado na Coluna .Inside de quarta-feira, 27/07/2022.

Oficializado! Colombano será candidato a deputado estadual pelo PSD, o partido liderado nacionalmente por Gilberto Kassab, no pleito de outubro, sendo que seu nome foi homologado em convenção no último dia 20.

Ele prega que suas bandeiras serão a luta para a implantação da terceira faixa na rodovia Percy Waldir Semeghini, o não pedagiamento na SP-320 (Rodovia Euclides da Cunha), a diminuição dos impostos estaduais nos combustíveis e isenção total de impostos na geração de energia solar ao gerador. Renato afirma que irá trabalhar para ajudar o prefeito de Fernandópolis nas conquistas nas áreas da saúde, educação e principalmente, geração de empregos.

O empresário, que na disputa municipal passada obteve 12,09% dos votos fernandopolenses (3.891), concorre à Assembleia Legislativa com a intenção de findar a ‘seca’ de praticamente 60 anos sem que a cidade eleja um deputado estadual (em 1997, tanto o vice-prefeito Alcides do Faria como o prefeito eleito Armando Farinazzo foram convocados a assumir uma vaga estadual, mas na condição de suplentes. Alcides assumiu na Alesp e Farinazzo a Prefeitura local).

Enquanto isso...

- O empresário prioriza a formação de uma parceria – dobradinha – com algum candidato a deputado federal que seja de Fernandópolis, formando uma ‘chapa puro-sangue’. A princípio, surgem os nomes de Fausto Pinato, Henri Dias (maior probabilidade) e Gilmar Gimenes como os mais prováveis.

- Um dos apoios esperados por Colombano está na dupla Ana Bim e no médico Avenor Bim, ex-candidato a vice-prefeito em 2020, na composição encabeçada por Henri Dias. Ambos são os líderes do PSD no município.

- Para o pleito executivo estadual, Renato apoiará o candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), sendo que o vice-governador indicado é, inclusive, de seu partido (Felício Ramuth), para o embate federal, ainda não há definição.

Partido das Armas

Caçadores, Atiradores e Colecionadores de Armas de fogo preparam 34 pré-candidaturas a deputado federal e outras 23 para os legislativos estaduais. Além de aumentar a representatividade no Congresso, eles planejam, para 2023, criarem um partido para ‘chamarem de próprio’. Integrantes desses grupos armados já superam o de policiais e efetivos das Forças Armadas.

Aeroporto privado

A Prefeitura de Olímpia deve licitar a construção do aeroporto internacional da cidade para que a iniciativa privada assuma o investimento de R$ 120 milhões. A outorga já foi emitida pelo governo federal e a previsão é de que a pista tenha 2.250 metros de extensão e 45 metros de largura.

Pré-candidato internado

O médico e ex-deputado federal Sinval Malheiros (Patriota) está internado no Hospital do Coração em São Paulo. Com 71 anos e suplente do Podemos, o catanduvense sofreu arritimia cardíaca e tem água no pulmão. Recentemente, testou, por duas vezes, positivo para a Covid-19 e dengue.

Datafolha: Lula no 1º Turno

Pesquisa realizada nos últimos dias 27 e 28, registrada no TSE sob nº BR 01192/2022 mostra que Lula (PT) tem 47% das intenções de votos no cenário estimulado (tinha o mesmo índice em junho); Bolsonaro (PL) fica com 29% (tinha 28% em junho); Ciro Gomes (PDT) 8% (mesmo índice) e Simone Tebet (MDB) 2% (tinha 1%). Demais candidatos obtiveram 1% ou menos. Com esses dados, Lula tem 5% a mais que a soma de todos os concorrentes, o que lhe daria a vitória em 1º Turno.

últimas