Padre que atuou em Fernandópolis está em processo canonização

Padre que atuou em Fernandópolis está em processo canonização

Mattheus Van Herkhuizen chegou ao Brasil em 1946 e atuou em Rio Preto, Fernandópolis e Jales

Mattheus Van Herkhuizen chegou ao Brasil em 1946 e atuou em Rio Preto, Fernandópolis e Jales

Publicada há 1 ano

PADRE MATHEUS VAN HERKHUIZEN, AA

Da Redação

Seis religiosos que atuaram na região estão em processo de canonização abertos em análise pelo Vaticano. Os religiosos atuaram nas cidades de Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Jales, José Bonifácio, Mirassol e Rio Preto.

O padre holandês Mattheus Van Herkhuizen (1915 a 1973) é o religioso com o processo de canonização mais recente. A iniciativa foi tomada em 2019, pelo então bispo da Diocese de São João da Boa Vista, dom Antônio Emidio Vilar, que atualmente coordena a Diocese de Rio Preto. 

Mattheus chegou ao Brasil em 1946, sendo designado para trabalhar em Rio Preto. Até 1953, ele foi responsável por recrutar jovens para o seminário mantido pelos assuncionistas em Rio Preto, além de trabalhar em Fernandópolis e Jales. Em fevereiro de 2019 ele recebeu o título de servo de Deus, o primeiro no caminho à canonização

O processo para ser considerado santo é dividido em 15 etapas, que começa com análise da vida, comportamento religioso, dedicação à fé e comprovação de pelo menos dois milagres. Uma equipe de postuladores está à procura de milagres atribuídos ao padre.

Os outros cinco candidatos a santo da região de Rio Preto são: Madre Assunta Marchetti, que atuou em Mirassol; Padre Mariano de la Mata, que atuou em Cedral e Rio Preto; Padre Albino Alves da Cunha e Silva, que atuou em Catanduva; Monsenhor Angelo Angioni, que atuou em José Bonifácio; Padre André Bortolameotti, que atuou em Barretos.

últimas