TURISMO

Municípios se unem para trazer trem turístico para a região

Municípios se unem para trazer trem turístico para a região

Fase de implantação deve ter início em novembro

Fase de implantação deve ter início em novembro

Publicada há 1 ano

Políticos reunidos durante apresentação da proposta turística. Foto: P.M. Santa Fé do Sul

Da Redação

A vinda do Trem Turístico para a região está cada vez mais perto de se tornar realidade. O prefeito Evandro Mura, de Santa Fé do Sul, recebeu o prefeito de Três Fronteiras, Bim Belão, e de Aparecida do Taboado/MS, José Natan, para apresentação da proposta de um Estudo de Viabilidade Técnica e Financeira, uma das fases finais para implementação do Trem Turístico. O Secretário de Turismo de Rubinéia, Evandro Santos, também participou representando o prefeito Lugato.

Durante a reunião, ficou decidido que o Estudo será realizado pela Sociedade de Pesquisa Para Memória do Trem, sediada na cidade do Rio de Janeiro/RJ. A instituição será responsável por realizar um levantamento detalhado da situação da via permanente existente e das instalações fixas, bem como das necessidades de material rodante e de tração a cargo de técnicos especialistas com experiência em implantação e operação de ferrovias e linhas de bondes para fins turísticos e culturais. “Esse trabalho é uma das fases mais importantes para a implementação do Trem Turístico e tem por objetivo enumerar as providências a serem tomadas por nós com relação ao projeto de implantação do trem”, disse o prefeito Evandro Mura.

A entrega do Estudo está prevista para acontecer até o dia 20 de novembro, quando será iniciada a fase final da implementação. A operação já foi acertada com a Associação Brasileira de Preservação Rodoviária. O prefeito de Três Fronteiras, Bim Belão, destacou a organização e união dos municípios na execução do projeto. “Com esse estudo nós vamos prever os possíveis impactos que serão causados e, a partir daí, garantir um desenvolvimento regional equilibrado, guiados pelas diretrizes básicas da sustentabilidade”, ressalta.

Impacto no Turismo Regional

A criação do Trem Turístico Rumo à Nascente Rio Paraná vai gerar um impacto significativo no desenvolvimento turístico de toda a Região Turística Entre Rios, hoje composta por 14 cidades. A preservação do transporte ferroviário de passageiros ocasiona ainda em ações para a revitalização de espaços e edificações históricas, pois ambas se conectam em prol do resgate da memória passada.

O município sul-mato-grossense de Aparecida do Taboado, integrante da Agência de Desenvolvimento Econômico e Turístico Entre Rios, será o destino final do trem. O prefeito José Natan ressaltou o importante papel do trem para alavancar o turismo regional. “A vinda do Trem Turístico vai aumentar o fluxo de turistas em toda a região. Além de trazer desenvolvimento econômico, por sua capacidade de geração de empregos, renda e promoção turística dos municípios”, disse.

Também participaram da reunião o Secretário de Cultura e Turismo de Santa Fé do Sul, Márcio Adalto, o presidente da RT Entre Rios e Diretor de Turismo e Comunicação de Três Fronteiras, Evandro Marin, o Secretário de Administração de Santa Fé do Sul, César Melo, e o membro do Conselho do Trem Turístico, Cláudio César Moreira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul

últimas