ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Presidencial: Lula estável; Bolsonaro subindo e diferença em queda

Pesquisa Presidencial: Lula estável; Bolsonaro subindo e diferença em queda

Índices praticamente sepultam 3ª via e polarizam disputa

Índices praticamente sepultam 3ª via e polarizam disputa

Publicada há 1 ano

O Instituto Datafolha divulgou ontem, 18/08/2022, pesquisa eleitoral para a presidência da República e para o governo estadual de São Paulo.

Os dados, encomendados pela Globo e Folha de São Paulo, mostram que no pleito federal, há um cenário de estabilidade nos índices atribuídos a candidato petista e uma progressão, ainda que lenta, dos números de Bolsonaro, além da polarização da disputa entre ambos, com a exclusão de uma terceira via.

O ex-presidente Lula (PT) está com 47% das intenções de votos no Primeiro Turno da eleição presidencial no cenário estimulado, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%. A seguir vem Ciro Gomes (PDT) com 7%; Simone Tebet (MDB), com 2%; e Vera (PSTU), 1%. Demais candidatos não pontuaram.

Em relação ao Datafolha anterior, Lula manteve o mesmo percentual (47%) e Bolsonaro avançou 3 pontos (tinha 29%). A diferença entre ambos era de 21% em maio; de 18% em julho e, agora, de 15%.

A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios, entre 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-09404/2022. Confiram os dados completos clicando aqui.

últimas