RANKING

Programa Município VerdeAzul inicia divulgação do Ranking Ambiental Paulista

Programa Município VerdeAzul inicia divulgação do Ranking Ambiental Paulista

Primeiro dia do evento contou com a presença de 57 municípios qualificados com notas entre 40 e 59.99

Primeiro dia do evento contou com a presença de 57 municípios qualificados com notas entre 40 e 59.99

Publicada há 1 ano

WhatsApp Image 2022-08-22 at 15.20.11

Da Redação

O Programa Município VerdeAzul (PMVA), coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), iniciou nesta segunda-feira (22) a divulgação do Ranking Ambiental Paulista, que celebra as cidades que se destacaram ao longo do ano pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis. A reunião com representantes do Executivo ocorrerá entre os dias 22 e 24, e foi dividida em três grupos que atingiram avaliação suficiente para serem qualificados como municípios sustentáveis por meio do programa.

Realizado na sede da secretaria, na capital Paulista, a solenidade contou com a presença dos municípios qualificados que atingiram a pontuação entre 40 e 59,99, sendo 57 cidades ao todo, que receberam o certificado e descobriram sua pontuação final e posição no ranking.

"O programa é de extrema importância para auxiliar nas políticas públicas municipais, além de aproximar as prefeituras do corpo técnico da SIMA, contribuindo para a implementação de ações em diversas áreas como ar, água, solo, biodiversidade, arborização urbana e saneamento, representadas por meio das diretivas, destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre.

Sobre o programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para que um município seja qualificado é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. No dia 24 será divulgada a lista com aqueles que atingiram nota superior a 80 pontos. 

Confira os municípios e as suas respectivas pontuações: 

https://smastr20.blob.core.windows.net/download/RANKING-2022.pdf

últimas