MEIO AMBIENTE

Jales sobe 181 posições no ranking do programa Município Verde Azul e atinge Qualificação 1

Jales sobe 181 posições no ranking do programa Município Verde Azul e atinge Qualificação 1

A cerimônia de anúncio do ranking aconteceu na terça-feira, 23

A cerimônia de anúncio do ranking aconteceu na terça-feira, 23

Publicada há 1 ano

Da Redação

O município de Jales subiu 181 posições no ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA) do Governo do Estado de São Paulo. O ranking ambiental mostra que a cidade passou do 358º lugar em que ocupava em 2020 para a 177ª posição neste ano. A secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, informou que dos 60 pontos possíveis, Jales atingiu 47,85. Com o resultado obtido, Jales agora integra o quadro das cidades com a Qualificação 1.

A cerimônia de anúncio do ranking aconteceu na terça-feira, 23 de agosto, no auditório da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) de São Paulo.

Segundo a secretária Sandra, Jales evoluiu a sua pontuação ao longo dos últimos anos, por meio da implantação de programas de gestão ambiental e políticas públicas eficientes de preservação do meio ambiente. “Em 2018 obtivemos 6,9 pontos; em 2019, foram 18,7 pontos; em 2020 a pontuação foi de 9,86 e no ano de 2021, o primeiro ano da atual gestão foi atingido a nota de 47,85 pontos. O que fez que nosso município subisse 181 posições no ranking”.

Essa conquista, além de trazer benefícios diretos da implantação destes programas, também coloca o município na priorização dos recursos do Governo do Estado. “Com a nova pontuação, Jales passa a figurar entre as 200 melhores no ranking que conta com os 645 municípios do Estado de São Paulo. A Qualificação I é concedida aos municípios que receberam nota entre 40 e 60 pontos no Ranking Ambiental Paulista”, frisou a secretária.

Sandra Gigante disse ainda que a “meta do município de Jales é alcançar, de modo progressivo e contínuo, os próximos patamares de certificação do Programa Município Verde Azul que são a Qualificação II, de 60 a 80 pontos e, posteriormente, a Certificação com mais de 80 pontos”.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e hoje a atual Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. A cada tema é atribuída uma nota, que, após somadas, definem a posição da cidade dentre os 645 municípios paulistas. A posição no ranking é resultado da avaliação das informações fornecidas pelos municípios com critérios preestabelecidos de medição e de eficácia das ações executada.

O prefeito Luis Henrique Moreira parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente pelo trabalho que vem sendo realizado e também pelo desempenho no Programa Município Verde Azul. “Sabemos que não é tarefa simples e nada fácil conseguir, em tão pouco tempo, índices tão significativos. Saímos de uma nota 9,86 para 47,85 e subimos 181 posições no ranking, o que fez com que Jales atingisse Qualificação 1. Parabéns a todos que se empenharam, continuam se empenhando em prol dessa causa tão importante que é o meio ambiente. Queremos ver Jales cada vez melhor nesse ranking”.


Fonte: jales.sp.gov.br

últimas