FERROVIAS

Secretaria de Logística apresenta em Rio Preto plano para retomada de ferrovias em SP

Secretaria de Logística apresenta em Rio Preto plano para retomada de ferrovias em SP

Governo Paulista também abordou projeto de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vai ligar Cedral, SJRP e Mirassol

Governo Paulista também abordou projeto de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vai ligar Cedral, SJRP e Mirassol

Publicada há 1 ano

Da Redação

A SLT (Secretaria Estadual de Logística e Transportes) detalhou nesta segunda-feira (12), em reunião ocorrida no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, o PEF/SP (Plano Estratégico Ferroviário do Estado), que foca na retomada do modal em SP através de autorização especial, concessão ou PPP (Parcerias Público-Privadas) para shortlines –linhas de trajeto curto. O plano foi apresentado a empresários, secretários municipais e especialistas em mobilidade pelo coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias SP, Luiz Alberto Fioravante.

“Discutimos a retomada das ferrovias no Estado e estamos trabalhando para viabilizar este que é um dos maiores projetos do Governo Paulista”, destacou Fioravante, que já fez reuniões como essa em diversas regiões do Estado, como Santos, Jundiaí, Bauru e Sorocaba.

O coordenador do GT também abordou outra proposta da SLT discutida em São José do Rio Preto: a implantação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na região para ligar Cedral, Rio Preto e Mirassol. “Vamos aproveitar um desvio ferroviário ali existente para tentar viabilizar o VLT. É um dos projetos para a região. O outro é desenvolver as shortlines com os vários produtores de borracha, látex e óleos vegetais que usam as rodovias locais. Podemos ainda reativar ramais ferroviários na região”, informou.

Fioravante ainda colheu sugestões dos prefeitos presentes ao encontro, que podem ser incorporadas ao Plano Estratégico Ferroviário. Tratou também do PL (Projeto de Lei) 148/2022, em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), que visa a retomada do modal ferroviário no Estado através das shortlines.

Autorização especial

Enviado à Alesp pela Secretaria da Casa Civil e elaborado pela SLT, o PL do Governo de SP planeja a criação do Departamento Ferroviário do Estado, que vai atuar na autorização especial dessas linhas para a iniciativa privada atuar com custos mais vantajosos do que na atualidade.

Desde o ano passado, a SLT trabalha na elaboração do projeto. Em janeiro deste ano, criou o GT Ferrovias de SP, que, por sua vez prepara o PEF/SP.

“O PL 148/22 é essencial para o Estado de São Paulo exercer, no setor ferroviário, a mesma relevância que detém na economia nacional. Trata-se de um modal de suma importância para o PIB brasileiro, além de ser um meio de transporte mais sustentável, que vai gerar mais desenvolvimento e empregos ao Estado”, afirma o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

últimas