SAÚDE

Anvisa flexibiliza regras para entrada de viajantes no Brasil

Anvisa flexibiliza regras para entrada de viajantes no Brasil

Normas permitem entrada no país apenas com teste negativo para a Covid-19

Normas permitem entrada no país apenas com teste negativo para a Covid-19

Publicada há 1 ano

Da Redação 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou as regras para entrada de viajantes no Brasil. Em portaria publicada na segunda-feira, 12, o órgão regulador estabelece que será opcional para os viajantes apresentarem o comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou o teste negativo para a doença.

“A medida simplifica os controles hoje existentes, pois possibilita que qualquer viajante possa cumprir algum dos requisitos necessários”, diz nota. Anteriormente, a apresentação do passaporte imunológico era obrigatória para estrangeiros quanto cidadãos brasileiros.

Agora, com a nova norma, pessoas que não se vacinaram poderão entrar no Brasil, desde que apresentem um exame negativo para a infecção pelo coronavírus.

Segundo a Anvisa, as novas regras já estão em vigor e seguem posicionamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de revisão das políticas de testes e quarentena em razão da pandemia. “Por fim, a OMS define ainda que deve-se oferecer alternativas de viagem para indivíduos não vacinados, como por meio do uso de testes de detecção”, finaliza o comunicado.

últimas