CONSCIENTIZAÇÃO

CRAS Recanto dos Oitis comemora ‘Setembro Verde’ com diversas atividades

CRAS Recanto dos Oitis comemora ‘Setembro Verde’ com diversas atividades

Luta das Pessoas com Deficiência é tema central da programação

Luta das Pessoas com Deficiência é tema central da programação

Publicada há 1 ano

CRAS Recanto dos Oitis comemora ‘Setembro Verde’ com diversas atividades

SECOM - Prefeitura de Fernandópolis

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o CRAS recanto dos Oitis promove a Campanha Setembro Verde – Mês de luta pela inclusão da pessoa com deficiência. Todas as atividades desenvolvidas na agenda comemorativa têm como proposta dar visibilidade à inclusão da pessoa com deficiência, com ações preventivas, protetivas e proativas.

Dentre as ações desenvolvidas está sendo realizado um trabalho de articulação com os profissionais da Saúde e Educação, por meio do material audiovisual ‘Minuto CRAS – série Setembro Verde’, promovendo espaços de diálogo e reflexão. Também foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação a contação de História: Pipo e Fifi, ensinando as crianças sobre violência sexual e inclusão.

As famílias atendidas pelo CRAS também participam de Oficinas temáticas com o tema ‘música dança e movimento’

Para esta quarta-feira, 21, o projeto contará com a participação de famílias T21, que juntamente com a equipe do CRAS visitarão o ‘’Teatro Sesi Rio Preto’ para assistirem o lançamento do filme “Down Quixote” (um longa metragem nacional adaptado do clássico Dom Quixote, com elenco formado exclusivamente por atores com síndrome de Down)

“O ‘Setembro Verde’ vem para quebrar barreiras e mostrar à sociedade o quanto avançamos, mas ainda há muito para avançar. Que essa causa também seja de todos nós, pois as pessoas com deficiência precisam ser respeitadas e incluídas na sociedade e inclusão é estar junto, é interagir, compartilhar afetos e experiências, por isso a prática da Inclusão é de todos nós”, comentou a assistente social e coordenadora do CRAS, Taís Santana.

SOBRE A DATA

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. A data foi escolhida por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período. O objetivo é dar maior visibilidade e apresentar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade.

últimas