ELEIÇÕES 2022

Diocese de Jales, através de Dom Reginaldo Andrietta, publica Nota sobre as Eleições 2022

Diocese de Jales, através de Dom Reginaldo Andrietta, publica Nota sobre as Eleições 2022

Bispo conclama sociedade a participar ativa e pacificamente do pleito

Bispo conclama sociedade a participar ativa e pacificamente do pleito

Publicada há 1 ano

NOTA DA DIOCESE DE JALES

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em sua “Mensagem ao povo brasileiro sobre o momento atual”, publicada no dia 31 de agosto de 2022, conclama “toda a sociedade brasileira a participar ativa e pacificamente das eleições, escolhendo candidatos e candidatas, para o executivo (presidente e governadores) e o legislativo (senadores e deputados federais, estaduais e distritais), que representem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família e da Casa Comum”.

O Papa Francisco em sua Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos) - Sobre a Fraternidade e Amizade Social, associa a política à caridade, ao amor e ao bem comum. Segundo ele, “Reconhecer todo o ser humano como um irmão ou uma irmã e procurar uma amizade social que integre a todos não são meras utopias. Exigem a decisão e a capacidade de encontrar os percursos eficazes, que assegurem a sua real possibilidade. Todo e qualquer esforço nesta linha torna-se um exercício alto da caridade” (FT, 180).

A Diocese de Jales incentiva iniciativas pastorais que contribuem para o exercício da cidadania responsável, entendida pela Igreja como “alto grau de caridade”; valoriza e apoia a missão dos cristãos leigos e leigas na vida pública; no entanto, desautoriza o uso do nome de comunidades, pastorais, movimentos e entidades da Igreja para a campanha de candidatos e partidos; e afirma o direito dos mesmos cristãos leigos e leigas de fazerem campanha a candidatos e partidos, em nome exclusivamente pessoal.

Equívocos na forma de exercer a missão cristã podem ocorrer. Eles são corrigidos pelo diálogo pessoal fraterno. Publicações odiosas contra pessoas e entidades, inclusive ministros ordenados, ferem a dignidade dessas pessoas e entidades, são injustas, ilegais e não cristãs. Cristo é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). Contradiz a Cristo quem se diz cristão e dissemina ódio. São João o diz: “Quem odeia seu irmão é assassino e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna” (1 Jo 3,15).

Sigamos, pois, o que Cristo nos ensina: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15,12).

Jales, 22 de setembro de 2022.

Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales

últimas