POLÍTICA

João Pedro leva a presidência e entra no rol dos ‘prefeituráveis’ na sucessão de Pessuto

João Pedro leva a presidência e entra no rol dos ‘prefeituráveis’ na sucessão de Pessuto

Artur, Murilo, Gilmar, Henri, Colombano e Ana Bim estão no rol

Artur, Murilo, Gilmar, Henri, Colombano e Ana Bim estão no rol

Publicada há 1 ano

Açodamento? Excesso de otimismo? Projeção precipitada?

Não quando o próximo passo decorre naturalmente de projetos que, gradualmente (e ainda que não ao tempo inicialmente estipulado), se materializam em fatos concretos como a vitória na concorridíssima escolha do presidente da Câmara fernandopolense para o biênio 2023/2024 e quando se conta com a ‘simpatia’ da deputada Analice Fernandes (PSDB), também ‘madrinha’ política do atual prefeito André Pessuto, reeleita para o quinto mandato consecutivo com 90.135 votos.

Pois o edil João Pedro Siqueira (PSDB) pode ser, pós-eleição, incluso num seletíssimo rol de personalidades classificados como ‘prefeituráveis’, ou seja, com potencial para virem a ser tornar reais concorrentes à sucessão de André Pessuto em 2024.

E, junto com o parlamentar municipal, há de se incluir seu homônimo de cargo Murilo Jacob (MDB), o atual vice-prefeito Artur Silveira (PSDB), os candidatos a deputado derrotados Henri Dias (SD), Renato Colombano (PSB) e Gilmar Gimenes (PL) e, é claro, em conjugando condições jurídicas e fatuais, a eterna prefeita Ana Bim (PSD). Isso afora outros que reúnem potenciais ainda incipientes mas cuja majoração pode ocorrer no decorrer dos dias.

E para ‘facilitar’ a compreensão do momento político local (e seus desdobramentos), ressalte-se que cinco vereadores votaram em si mesmo na eleição presidencial: Pastorzão Claudenilson (PSC), Daniel Arroio (PSD), Janaina Alves (PP), Julinho Barbeiro (PP) e Murilo Jacob (MDB).

João Pedro acabara eleito com o apoio do atual presidente Gustavo Pinato (UB), de Everaldo Lisboa (PTB), João Paulo Cantarella (MDB) e Jeferson de Paiva (UB).

Seu concorrente foi vereador debutante João Garcia Filho (PTB) que obteve três votos: o de Cidinho do Paraíso (PTB) e de Cabo Santos (SD), além do próprio, obviamente.

Completando a Mesa Diretora, Cabo Santos assumirá a vice-presidência, Cidinho do Paraíso a primeira secretaria e Evaldo Lisboa a segunda.

Cisão e dias polêmicos à vista no Palácio 22 de Maio.


últimas