SAÚDE

Acidentes envolvendo escorpiões crescem no estado e região é considerada 'hotspots' por especialistas

Acidentes envolvendo escorpiões crescem no estado e região é considerada 'hotspots' por especialistas

Municípios da região estão entre os que mais apresentaram aumento de casos em 10 anos

Municípios da região estão entre os que mais apresentaram aumento de casos em 10 anos

Publicada há 1 ano

Da Redação

Os municípios de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto foram os que mais apresentaram aumento de acidentes envolvendo escorpiões entre 2008 e 2018.

O estudo foi realizado pelo pesquisador Alec Brian Lacerda, mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP), da USP.

As notificações envolvendo acidentes com o animal peçonhento cresceu em todo o estado de SP, mas registrou maior concentração nas regiões oeste, noroeste e norte, onde faz mais calor. Fatores como altas temperaturas, vegetação natural e umidade em locais específicos favorecem o aparecimento do animal.

De acordo com a série histórica levantada pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Brasil registrou cerca de 12,5 mil casos no ano 2000, número que saltou para mais de 159 mil em 2021. O escorpionismo, como é chamado, é considerado um problema de saúde emergente e negligenciado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O alerta é feito nesta época do ano porque é na primavera que os casos envolvendo escorpiões começam a aumentar. É durante esse período que as temperaturas aumentam e a concentração de chuvas é menor que no verão, favorecendo a reprodução do animal.

A recomendação, caso você ou algum conhecido seja picado, é ir imediatamente a um hospital para tomar o soro antiescorpiônico. Em caso de picadas em crianças de zero a nove anos, o acidente pode ser fatal, já que o veneno atinge o sistema nervoso central e, no caso das crianças, o sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido​. Na região, a espécie mais comum encontrada é o ​Tityus serrulatus (conhecido como escorpião amarelo).


Fonte sbtinterior.com

últimas