ARTIGO

UMA IGREJA EM SAÍDA

UMA IGREJA EM SAÍDA

Por Pe. André Aparecido Matanovich, Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco Xavier de Pereira Barreto

Por Pe. André Aparecido Matanovich, Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco Xavier de Pereira Barreto

Publicada há 1 ano

A 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB) é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em conjunto das pastorais sociais, organismo e movimentos populares. A tarefa articulada é poder olhar para a sociedade que vivemos, fazer um diagnóstico, ou seja, ter um olhar para nossa cidade. Ela nos traz como tema: “Mutirão pela vida por terra, teto e trabalho”. A 6ª SSB foi baseada no discurso do Papa Francisco: “A solução para os grandes problemas do mundo virá dos pequenos, dos excluídos, pois estes se movem como outra lógica de vida”.

Na realização da 6ª SSB deve haver sempre a preocupação com a qualidade dos processos, envolver as pessoas e organizações, consultar e formar novas lideranças. Um dos pontos fundamentais é não falar sobre a situação dos grupos que se encontram em vulnerabilidade social, mas garantir a presença das pessoas e garantir seu lugar.

Os trabalhos levantados da 6ª SSB têm como ponto principal o diagnóstico, ter uma conversa como está o andamento da minha cidade, o que está sendo feito pelos órgãos públicos para ajudar as pessoas que passam por necessidades.

Precisamos trabalhar esse diagnóstico, aí vem uma pergunta, como fazer? Temos uma passagem no evangelho que pode nos ajudar muito a responder essa pergunta. Jesus diz para os seus discípulos quando viu a multidão reunida: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).  Quando praticamos a caridade, estamos caminhando junto é isso que vem nos pedir a semana social brasileira. 

O andamento da 6ª SSB olha para as necessidades de muitas pessoas que passam por dificuldade. O evangelho de Mateus 14,13-21 nos fala que Jesus tem compaixão da multidão, curou os doentes, ficou ao lado deles e não os abandonou, fazendo o milagre da multiplicação dos pães. Jesus nos mostra caminhos que devemos seguir é isso que a semana social brasileira vem nos chamar a atenção, de podermos parar e olhar ao nosso redor e ver quantas pessoas precisam de ajuda.

Com o diagnóstico levantado através da SSB, algumas cidades começaram a buscar algo para melhorar a vida de pessoas que estavam passando por dificuldade, com alguns projetos que começaram a ter andamento, é dar a pessoa um ânimo na vida, é poder agir com compaixão. A palavra compaixão significa sentir a dor do outro, ou seja, sofrer com aqueles que sofrem. Jesus teve compaixão da multidão, por isso precisamos também ter essa compaixão.

Portanto, a 6ª semana social brasileira (SSB) tem esse olhar de caminhar junto, de ser uma Igreja em saída como nos pede o Papa Francisco, ir ao encontro do irmão, ajudando a levantar e a caminhar. Que Deus abençoe todos os trabalhos levantados através dessa Semana Social Brasileira.


Pereira Barreto, 01 de dezembro de 2022.

últimas