NATUREZA

Único tamanduá-bandeira albino do mundo está em Três Lagoas-MS

Único tamanduá-bandeira albino do mundo está em Três Lagoas-MS

Ele é o único exemplar vivo conhecido no planeta e é acompanhado por monitoramento

Ele é o único exemplar vivo conhecido no planeta e é acompanhado por monitoramento

Publicada há 1 ano

Mãe normal carrega o filhote albino: hábito permanece por até 10 meses. Foto: Reprodução / O Liberal Regional

Da Redação

A existência de um tamanduá-bandeira albino está chamando a atenção da comunidade científica brasileira. O animal, denominado de Alvin, foi encontrado há alguns meses em uma fazenda, em Arapuá, município de Três Lagoas. O animal foi vista sobre as costas de sua mãe (carrega o filhote até 10 meses). Pesquisadores foram avisados e colocaram chip no animal para facilitar o monitoramento. Há informações de que ele é o único exemplar vivo no planeta.

A reportagem teve informação de que no ano passado, foi avistado um tamanduá-bandeira albino na mesma propriedade. Técnicos ambientais de Campo Grande foram informados e chegaram a passar uma semana na fazenda, mas o animal não foi mais visto. Dias depois foi encontrada apenas a carcaça do animal, provavelmente atacado por uma onça, que é comum naquela região.

Aproximadamente um ano depois, funcionários da mesma fazenda avistaram um filhote albino sobre as costas da mãe. Técnicos foram acionados e desta vez conseguiram capturar o animal para exames e chipagem. O animal tinha aproximadamente oito meses quando foi encontrado. Sua mãe, tinha características comuns ao tamanduá-bandeira: pelagem acinzentada que serve para camuflar o animal em meio à vegetação do cerrado. Pesquisadores acreditam que o primeiro animal albino encontrada era irmão do segundo.

O ANIMAL

O tamanduá-bandeira é um mamífero considerado um dos símbolos da fauna do cerrado. Está em risco de extinção devido à caça e também da constante destruição da vegetação.

Tem hábito predominantemente terrestre, diferente de seus parentes próximos, o tamanduá-mirim e o tamanduaí, que são arborícolas. O bandeira mede entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento e pesa até 41 kg. É facilmente reconhecido pelo seu focinho longo e padrão característico de pelagem. Possui longas garras nos dedos das patas anteriores. O aparelho bucal é adaptado a sua dieta especializada em formigas e cupins, mas em cativeiro ele pode ser alimentado com carne moída, ovos e ração, por exemplo.

O animal é encontrado em diversos tipos de ambientes, desde savanas a florestas. Prefere forragear em ambientes abertos, mas utiliza florestas e áreas mais úmidas para descansar e regular a temperatura corporal. É capaz de nadar em rios amplos. Seus predadores incluem grandes felinos, como a onça-pintada e a suçuarana, e rapinantes podem predar filhotes. O tamanduá-bandeira é listado como “vulnerável” pela IUCN (International Union for Nature Conservation).

ALBINISMO

O albinismo é uma desordem genética em que a produção de melanina é afetada, tornando o indivíduo albino mais sujeito aos efeitos nocivos do Sol. Por ocorrer em muitas espécies.

Fonte: https://lr1.com.br/

últimas