EXEMPLO?

Após sugerir "tiro na cara" de Lula com uma 12, jogador da Seleção é suspenso

Após sugerir "tiro na cara" de Lula com uma 12, jogador da Seleção é suspenso

Wallace é apoiador do ex-presidente Bolsonaro; afastamento foi determinado pelo COB

Wallace é apoiador do ex-presidente Bolsonaro; afastamento foi determinado pelo COB

Publicada há 1 ano

Após ameaça, jogador foi afastado por tempo indeterminado. Foto: Divulgação / Agência i7 / Sada Cruzeiro

Da Redação

O jogador de vôlei Wallace de Souza foi suspenso provisoriamente pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A decisão saiu nesta sexta-feira, 03, e afasta o atleta de todas as competições organizadas pelo Comitê até a decisão final do processo que ele está respondendo.

Wallace é acusado de ter incitado a violência, através do uso de armas, ao compartilhar uma publicação sugerindo um "tiro na cara" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma '12'. Algum tempo após a publicação ele a deletou, mas já havia viralizado nas redes sociais. O ato ocorreu no último dia 31 de janeiro através dos stories de sua conta no Instagram, quando o atleta abriu a caixa de perguntas aos seguidores e foi questionado se ele "daria um tiro na cara do Lula". O jogador respondeu com uma enquete. "Alguém faria isso: sim ou não?", junto de um emoji sorrindo com uma auréola sobre a cabeça, em tom irônico.

O despacho assinado por Ney Bello, relator do caso no Conselho, afirma que 'no caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças - ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem - foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do País, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito. Fica justificada processualmente, dessa forma, a intervenção da Advocacia Pública nesse feito. Assim, fica acolhida a participação processual da Advocacia Geral da União nos termo solicitados. Demais disso, é importante analisar o ato - confessadamente praticado - para fins de aplicação de medida emergencial".

~Wallace também pediu desculpas, por meio de vídeo publicado nas redes sociais.

BOLSONARISTA

O atleta tem 36 anos e atua no Sada Cruzeiro, sendo que participou da última campanha da Seleção Brasileira comandada por Renan Dal Zotto, conquistando a medalha de bronze no Mundial. Ele também foi medalhista na Olimpíada do Rio, em 2016, e prata nos Jogos de Londres-2012. Com o Cruzeiro, o atleta foi campeão mineiro, da Supercopa, do Mundial de Clubes, do Sul-Americano e da Superliga.

Wallace é apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro e também defende publicamente a ampliação do acesso da população às armas de foto. Ele recebeu R$ 308 mil do Bolsa Atleta, programa de incentivo ao esporte criado pelo então presidente petista, em 2005.


últimas