POLÍTICA

SP ganha lei de apoio no trabalho para pessoas com deficiência

SP ganha lei de apoio no trabalho para pessoas com deficiência

Nova legislação estadual foi proposta pelo deputado Teonilio Barba (PT) para ampliar as condições de acesso e permanência no emprego

Nova legislação estadual foi proposta pelo deputado Teonilio Barba (PT) para ampliar as condições de acesso e permanência no emprego

Publicada há 1 ano

SP ganha lei de apoio no trabalho para pessoas com deficiência

Da Redação

As pessoas com deficiência que vivem no Estado de São Paulo passarão a contar com uma série de novas ações e incentivos para acesso e permanência no emprego. Foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas a Lei 17.645/2023, que institui a Política Estadual de Trabalho com Apoio voltada a esse público. A nova legislação foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial.

Aprovada pela Assembleia Legislativa, a proposta é do deputado estadual Teonilio Barba (PT) e tem o objetivo de ampliar as condições e as oportunidades de empregabilidade para as pessoas com limitações permanentes ou duradouras. A ideia geral, por meio dessa política, é intensificar a inclusão nesses espaços e promover condições dignas para o desempenho das atividades.

A legislação

A Política Estadual de Trabalho com Apoio para Pessoas com Deficiência prevê uma nova metodologia para que as empresas e instituições empregadoras tenham um plano personalizado e, assim, pessoas com deficiências de diferentes naturezas possam se adaptar ao dia a dia no emprego. Também prevê suporte a essas pessoas, para que consigam buscar uma oportunidade de trabalho condizente com suas capacidades.

"Essa metodologia assegura que as pessoas com deficiência tenham condições de participar e contribuir ativamente na sociedade, promovendo acesso a emprego competitivo, educação, lazer e participação social", destacou Barba, autor da legislação.

A nova legislação prevê a realização de serviços de mediação para que tanto instituições empregadoras quanto as próprias pessoas com deficiência possam se adaptar, com objetivo de que haja a manutenção desses empregos. A ideia é que, com isso, funcionários com deficiência possam ser capacitados, levando em consideração suas características particulares.

Ainda de acordo com a lei, todas a pessoas com deficiência podem se manter no mercado de trabalho, desde que recebam os devidos apoios. Além disso, o documento estabelece que sejam oferecidos remuneração e benefícios iguais aos demais colegas que desempenham a mesma função. Isso vale também para profissionais autônomos e empreendedores, que poderão receber capacitação para que consigam ser competitivos no mercado.

últimas