POLÍTICA

Na 1ª visita, governador assina convênio com 79 municípios da região e os incluem no Detecta

Na 1ª visita, governador assina convênio com 79 municípios da região e os incluem no Detecta

Veja também: Governador escolhe e deputado do PL irá tirar Carlão da presidência

Veja também: Governador escolhe e deputado do PL irá tirar Carlão da presidência

Publicada há 1 ano

O novo governador paulista esteve, oficialmente, pela primeira vez na região desde a assunção em 1º de janeiro, participando do cerimonial de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), ocorrida em Rio Preto, ontem, 10/03/2023.

E pelo visto Tarcísio buscará cumprir o compromisso de ser um governador municipalista.

Na primeira tacada, assinou convênios com 79 municípios da região, integrando-os ao Sistema Detecta, uma plataforma do governo de São Paulo que permite a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos. Além disso, garante maior agilidade, assertividade e eficiência na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade.

Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o sistema é o maior big data de dados e informações policiais o maior big data de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo. A ferramenta integra os bancos de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Polícia Civil; o Sistema Operacional da Polícia Militar; o Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim); além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.SP.

Dentre os municípios que passam a integrar o Detecta estão:

- Cardoso

- Catanduva

- Dolcinópolis

- Estrela d´Oeste

- Guarani d´Oeste

- Indiaporã

- Jales

- Macedônia

- Meridiano

- Mirassol

- Ouroeste

- Pedranópolis

- Populina

- Riolândia

- Rubinéia

- Santa Fé do Sul

- São João das Duas Pontes

- São José do Rio Preto

- Tanabi

- Turmalina

- Valentim Gentil

- Votuporanga

Atualmente, estão em funcionamento 6.451 leitores de placas ativos em pelo menos 4.566 pontos de todo o Estado.

A AMA é uma instituição fundada em 1974 que reúne 127 cidades e engloba uma população de 2,2 milhões de pessoas e será presidida pelo prefeito de José Bonifácio Dilmo Carvalho (UB).

*Conteúdo originalmente publicado na Coluna .Inside de terça-feira, 07/03/2023.

A próxima quarta-feira, 15/03/2023 tem tudo para se transformar num marco temporal na linha histórica tucana paulista.

Nesta data, o atual presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) estará cedendo, por mais recalcitrante que esteja, a cadeira para o deputado estadual André do Prado (PL), o nome escolhido – e apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas – para comandar o parlamento pelo próximo biênio.

Além da ‘deposição’ do político votuporanguense, que permanece como deputado, há a expectativa de que a data marque o último respiro de mais de 20 mil comissionados tucanos (ou por eles indicados) ainda esparsos em secretarias e outras agências estatais, ou seja, o prelúdio do final real dos 28 anos de governo do PSDB no Estado, com exonerações a rodo.

Nem o apoio explícito do tucano Rodrigo Garcia e do então seu vice-governador Geninho Zuliani (UB) abrandaram a ferocidade da caneta do governador. Ambos devem se consolar (e acomodar seus pupilos) em alguma diretoria da Secretaria de Habitação.

Até mesmo o PT estadual, contentor do PL de primeira hora na federação e que em 2020 apoiou Carlão, anunciou que votará em Prado (que aparentemente nada tem de parentesco com Macarrão do Prado de Mira Estrela), o que lhe assegura, desde já, ampla maioria na eleição.

Lembrando que a maior bancada na Alesp será do PL com 19 parlamentares, seguida do PT com 18, do PSDB com 9, do Republicanos com 8, do União Brasil com 8 e do PSOL com 5.

Resta a dúvida se André do Prado seguirá a pauta bolsonarista, sobretudo no tópico dos costumes ou se procurará, como Tarcísio, manter adequado afastamento.

Além de Pignatari, reeleito com 105.245 votos, também serão reempossados os seguintes parlamentares que têm base eleitoral na região:

  • Itamar Borges (MDB) – 183.480 votos
  • Beth Sahão (PT) – 65.407 votos
  • Valdomiro Lopes (PSB) – 50.824 votos
  • Analice Fernandes (PSDB) - 90.135 votos


Reunião para salvar Santa Casa

Está programada para segunda-feira, 13, a partir das 14h00, nova reunião para ‘salvar’ a Santa Casa (que novidade!). A diferença é que dessa vez devem estar presentes os prefeitos (ou seus representantes) dos 13 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Fernandópolis (Cisarf). Além da cidade sede, fazem parte Estrela d´Oeste, Guarani d´Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, São João das Duas Pontes, São João do Iracema e Turmalina.

*O governo estadual prometeu enviar recursos para 'salvar ' a instituição. Clique aqui para conferir.

Fim do tapetão na Câmara?

Após a anulação judicial da eleição ocorrida ao final de 2022, eis que os vereadores jalesenses escolheram, novamente, nesta quinta-feira, 09, o novo presidente. Ricardo Gouveia acabou vencendo Elder Masueli, após empatarem em cinco votos, pelo critério de ter sido mais votado nas Eleições Municipais. O ex-presidente Bismark Kuwakino havia sido reeleito, o que é vedado pela Lei Orgânica local.

Impositiva não!

Apesar de aprovada pela Câmara dos Vereadores, o prefeito Edinho Araújo (MDB) irá a Justiça pleitear a legalidade na instituição das emendas impositivas (aquelas que incluem pedidos dos vereadores no Orçamento). Ele protocolará Ação Direta de Inconstitucionalidade. O Legislativo já promulgou emendas que remanejam R$ 19,2 milhões em várias secretarias.

Prêmio "Município Agro"

Pela primeira vez, Ouroeste recebeu a certificação do programa "Cidadania no Campo - Município Agro", promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem por objetivo incentivar ações que promovam a sustentabilidade e a produtividade do agronegócio paulista. Além da certificação, o município ganhou R$ 25 mil.

Deputados no LIDE

No próximo dia 23 está programado um jantar-debate no Félix Petrolli Buffet, em Rio Preto, com os deputados estaduais Beth Sahão (PT) e Itamar Borges (MDB), e os federais Fausto Pinato (PP) e Luiz Carlos Motta (PL). O evento é promovido pelo LIDE de Rio Preto e exclusivo para filiados.

Oba: Votuporanga já era!

Após o sucesso retumbante da edição 2023, o Oba Festival ratificou que em 2024 realizará o evento, novamente, em Rio Preto. Previsto para ocorrer dentre os dias 10 a 13 de fevereiro, reunirá grandes atrações e promete novidades. Pelo visto em Votuporanga perdeu o evento definitivamente.

Quem tem fama...

O médico rio-pretense Gustavo Marcatto, famoso por tratamentos ultramodernos à base de laser para varizes e vasinhos em pernas atendeu nesta semana a atriz Mariana Rios. No rol de pacientes recentes estão nomes como Adriane Galisteu, Deborah Secco, Ticiane Pinheiro, Monique Alfradique, Andressa Suita, dentre outros.

últimas