VEÍCULOS

Pesquisa aponta que sedã é a categoria de carro que mais agrada a mulher brasileira

Pesquisa aponta que sedã é a categoria de carro que mais agrada a mulher brasileira

Os principais motivos que levam o público feminino a comprar ou trocar um veículo são a melhora da qualidade de vida ou do nível do carro

Os principais motivos que levam o público feminino a comprar ou trocar um veículo são a melhora da qualidade de vida ou do nível do carro

Publicada há 11 meses

Da Redação

A Webmotors, maior ecossistema automotivo do país e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta nova pesquisa que evidencia o comportamento de compra das mulheres no setor automotivo no Brasil. O levantamento do Webmotors Autoinsights indica que as categorias de carro que mais agradam as mulheres são os sedãs (37%), seguidos por SUVs (23%) e hatches (19%).

Quando o assunto são os atrativos de um veículo, 74% classificam o conforto como o principal atributo buscado em um carro, seguido de economia e desempenho (69%) e espaço interno (53%). Além disso, 48% das mulheres revelam que são essenciais vidro, retrovisores e travas elétricas. Já as cores prediletas das consumidoras brasileiras são prata e preta (ambas com 26%), branca e vermelha (ambas com 16%) e cinza (11%).

 


 

"Não é de hoje que nós mulheres temos influência na decisão de compra de um carro. Longe do estereótipo de que o público feminino se preocupa apenas com a estética, a nova pesquisa nos ajuda a entender o que queremos e o que esperamos de um veículo, quais os melhores carros na nossa perspectiva, assim como os principais atributos que nos conquistam e que fatores nos influenciam para a tomada de decisão", afirma Cris Rother, CMO da Webmotors.

De acordo com o estudo, 34% das mulheres afirmam que pretendem trocar ou comprar um veículo novo até o fim de 2023. Entre as respondentes com rendimento entre quatro e dez salários mínimos, 91% querem mudar de carro. Já para as consumidoras que recebem entre dez e 20 salários mínimos, esse índice fica em 77%. Do total de entrevistadas, 29% dizem que a troca ocorrerá em até seis meses, enquanto 22% preveem que será a partir de 2024. Em relação à frequência da troca, 61% levam entre quatro e seis anos, ao passo que 39% demoram menos de três anos para substituir seu veículo.

Quando questionadas sobre os principais motivos que levam as mulheres a desejarem comprar ou trocar um veículo neste ano, as entrevistadas apontaram, sobretudo, a melhora da qualidade de vida ou do nível do carro atual (47%), problemas no atual veículo (28%) e a compra de um automóvel que comporte todos os integrantes da família (23%).

 

O levantamento da Webmotors foi realizado com 300 mulheres predominantemente com idade entre 35 e 54 anos (49%), casadas (65%), graduadas (73%), com filhos (72%), habitantes da região Sudeste (56%) e que possuem um carro ou uma moto (89%).

Sobre a Webmotors

Webmotors foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e atualmente é o principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo. Criada em 1995, no início da internet no Brasil, a empresa passou a ter o Grupo Santander Brasil como seu principal controlador a partir de 2002 e em abril de 2013 celebrou a chegada da Carsales (empresa australiana de tecnologia, especializada no segmento automotivo), que adquiriu 30% do capital acionário da Webmotors e contribuiu ainda mais para a aceleração do seu crescimento nos últimos anos. 

A Webmotors conta com mais de 30 milhões de visitas mensais, entre usuários e clientes, que contam com um amplo e completo portfólio de serviços, que vai desde anúncios, tabelas de preço e conteúdo para o cliente final até soluções de gestão de inteligência de dados para lojas, concessionárias e montadoras. 

últimas