INAUGURAÇÃO

Fernandópolis ganhará o 'Memorial da Ferrovia', anuncia Pessuto

Fernandópolis ganhará o 'Memorial da Ferrovia', anuncia Pessuto

Anúncio foi feito durante entrega das obras da 'nova' Estação

Anúncio foi feito durante entrega das obras da 'nova' Estação

Publicada há 1 ano

Pessuto discursa na presença de autoridades na entrega da reformada Estação. Foto: Reprodução / Facebook

De Redação

Fernandópolis ganhará o 'Memorial da Ferrovia'.

A afirmação veio do prefeito André Pessuto (UB) durante o cerimonial de entrega das obras de reformas da Estação, ocorrida na manhã deste último sábado, 01/04/2023.

Maiores detalhes sobre a nova atração do município, que terá por finalidade gerar entretenimento e cultura, além de servir de atração turística em Fernandópolis, deverão ser anunciados no decorrer dos próximos dias. Em outras cidades em que há espaços similares instalados, são expostas, permanentemente, peças das antigas estações ferroviárias: Cia Paulista, Mogiana e Sorocabana cedidas pela Rede Ferroviária Federal S/A num dos espaços denominado “Memorial da Ferrovia”. Também há outras exposições e apresentações culturais.

A reforma

Fechada há três décadas após a desativação das linhas de passageiros na região, sendo alvo de vandalismo e esquecimento, a antiga Estação Ferroviária de Fernandópolis voltou a ganhar o destaque que sempre mereceu. Após uma PPP – Parceria Público-Privada, entre a Prefeitura e o Loteamento dos Ingleses, o ex-Terminal de Passageiros passou por uma grande reforma e revitalização de todo o espaço e em breve voltará a funcionar com novas atividades culturais.

Uma cerimônia oficial marcou a entrega das chaves da empresa privada que realizou a reforma para a Prefeitura, que passará a administrar o local.

A revitalização começou no final de novembro e toda a estrutura passou por reforma. O prédio da Estação Ferroviária possui três banheiros, incluindo um com acessibilidade, quatro salas, uma recepção, além da plataforma que recebeu gradil de proteção e um novo estacionamento. O prédio também está com nova iluminação interna e externa.

“Esse é um dos maiores patrimônios da nossa cidade e da região. Quantas vezes falou-se em reformar, em reabrir o prédio, mas nunca saiu do papel. Conseguimos essa parceria e faço o meu agradecimento a toda diretoria do grupo do Loteamento dos Ingleses, por acreditar no projeto e nos auxiliar nessa revitalização em toda aquela região da cidade”, destacou o prefeito André Pessuto.


últimas