INOVAÇÃO

SP lança em RP o TecnoCidades, com presença de representantes de Fernandópolis

SP lança em RP o TecnoCidades, com presença de representantes de Fernandópolis

Soluções tecnológicas e chegada da internet 5G na região

Soluções tecnológicas e chegada da internet 5G na região

Publicada há 1 ano

Os vereadores Cidinho do Paraíso, Everaldo da Silva e João Pedro com Estella Dantas, da InvestSP. Foto: Reprodução / Facebook

Da Redação

O Governo de SP lançou nesta terça-feira (4), em São José do Rio Preto, um programa para fomentar a transformação digital nos municípios paulistas. O TecnoCidades tem como foco incentivar e apoiar o desenvolvimento e implantação de novas soluções tecnológicas capazes de melhorar os serviços prestados à população, otimizar a gestão pública e garantir uma economia cada vez mais competitiva.

Ele é fruto de uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado.

A primeira frente de trabalho do TecnoCidades é acelerar a chegada da internet 5G – que vai oferecer uma navegação até 100 vezes mais rápida – ao interior do Estado. O tema foi tratado durante seminário nesta terça e a ação será levada a outras regiões no futuro.

“O 5G é essencial para o crescimento de todos os setores da economia. Acredito que podemos chegar a 270 municípios com a tecnologia até o final deste ano e esse é um passo importante para darmos início ao desenvolvimento estabelecido pelo governador Tarcísio de Freitas como um dos pilares desse governo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.

“Esse é um grande movimento liderado pela InvestSP com o intuito de sensibilizar os gestores municipais para que invistam em tecnologia como instrumento de transformação das suas cidades em ecossistemas tecnológicos e inteligentes, com foco na melhoria da qualidade de vida dos moradores e no desenvolvimento sustentável dos municípios”, disse a vice-presidente Executiva da InvestSP, Estella Dantas.

De Fernandópolis, estiveram presentes os vereadores Cidinho do Paraíso, Everaldo da Silva e o presidente da Câmara Municipal João Pedro Siqueira.

Panorama

Dos 645 municípios paulistas, apenas 74 atualizaram a Lei das Antenas, pré-requisito para a chegada da internet 5G. É o que mostra o levantamento realizado pela InvestSP, com base em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Assim, mesmo havendo liberação da nova tecnologia em 134 cidades, apenas em 61 delas os usuários de telefonia celular conseguem usufruir da conexão até 100 vezes mais rápida.

Isso ocorre pois o lançamento do 5G nas cidades brasileiras necessita de atuação do Governo Federal e dos governos municipais em etapas diferentes.

A primeira é a liberação da frequência necessária para a conexão, ação feita pela Anatel. Vencida esta fase, os municípios precisam alterar as leis que regulamentam onde as novas antenas podem ser instaladas. A atualização é necessária para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura da rede, já que o 5G exige até 10 vezes mais antenas que o 4G.

Em todo o Estado, 97 localidades que já possuem autorização da Anatel ainda não atualizaram suas leis.

Cidades inteligentes

Com as cidades conectadas, o programa mapeará as principais demandas dos municípios e buscará soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas, como o uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, a telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle o fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.

O TecnoCidades também acompanhará a implantação dessas soluções, com suporte técnico, e buscará estabelecer parcerias com entidades nacionais ou internacionais, a fim de ampliar o programa e promover a cooperação e a troca de experiências entre os municípios.

Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo

últimas