SAÚDE

Hospital de Amor Jales realiza primeira cirurgia da unidade com recurso de Medicina Nuclear

Hospital de Amor Jales realiza primeira cirurgia da unidade com recurso de Medicina Nuclear

A cirurgia, em uma paciente de 58 anos, empregou uma tecnologia que possibilitou maior precisão e menores sequelas

A cirurgia, em uma paciente de 58 anos, empregou uma tecnologia que possibilitou maior precisão e menores sequelas

Publicada há 11 meses

Equipe do HA Jales realizou o primeiro procedimento de linfonodo sentinela


Assessoria de Imprensa/Hospital de Amor

Pela primeira vez, o Hospital de Amor Jales realizou um procedimento cirúrgico utilizando recursos de Medicina Nuclear. A cirurgia, em uma paciente de 58 anos, empregou uma tecnologia que possibilitou maior precisão e menores sequelas.

O método de pesquisa de linfonodo sentinela foi aplicado em um caso de tumor de pele melanoma, como explica o cirurgião oncológico, Dr. Sávio Costa de Paula. “Esse tipo de tumor é mais agressivo e com alta possibilidade de metástase, atingindo os linfonodos. Com essa técnica avançada, conseguimos identificar com maior exatidão os gânglios afetados. Apesar de ser a primeiro, certamente o procedimento será expandido para outras áreas.”

O procedimento teve início na unidade do HA em Barretos (SP), com a aplicação do radiotraçador. “Um dia antes da cirurgia propriamente dita, foram aplicados no paciente radiofármacos que transitam pela via linfática, sendo que no momento do procedimento aqui em Jales (SP), utilizamos equipamentos de alta tecnologia para que o cirurgião pudesse identificar local do linfonodo”, detalhou a médica nuclear Dra. Emanuela Borges Oliveira.

“Na maioria das vezes quando realizamos procedimento de Medicina Nuclear, ainda não há a evidência de doenças. Com esse método conseguimos remover com exatidão, fazendo com que o procedimento seja menos invasivo e evitando realizar o esvaziamento linfonodal desnecessário, preservando o paciente das sequelas”, complementou Dr. Sávio.

 

O investimento em alta tecnologia permite maior precisão e menor impacto ao paciente


Ainda em liberação junto aos órgãos competentes para a utilização total de suas funcionalidades, o departamento de Medicina Nuclear do HA Jales já está em fase avançada de implementação, com a maior parte dos equipamentos já instalados e toda a infraestrutura pronta, inclusive com todo mobiliário adquirido com o apoio da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer da Região de Jales.

"Com o pleno funcionamento, poderemos atender a todos nossos pacientes com essas tecnologias aqui na unidade, sem precisar que ele se desloque para Barretos ou outros poucos centros que utilizam esta tecnologia, já que possui um custo elevado. Além do melanoma, casos como o de câncer de mama também serão beneficiados", ressaltou a Dra. Emanuela.


últimas