BANCOS

Juros: Caixa tem o empréstimo mais barato e Bradesco o mais caro, afirma Procon

Juros: Caixa tem o empréstimo mais barato e Bradesco o mais caro, afirma Procon

Empréstimo aumentou 0,52 % e cheque especial permanece o mesmo índice desde 2021

Empréstimo aumentou 0,52 % e cheque especial permanece o mesmo índice desde 2021

Publicada há 11 meses

Da Redação

São Paulo, 09 de maio de 2023 -- Pesquisa mensal do Procon-SP constatou que, no começo deste mês, a taxa média de empréstimo pessoal praticada pelos principais bancos comerciais do país foi de 7,66% ao mês, uma variação positiva de 0,52% em relação à taxa de abril, que foi de 7,62%. 

A Caixa Econômica Federal alterou sua taxa para empréstimo pessoal de 4,72% a.m. para 4,96% a.m.; uma variação positiva de 5,08%. Os demais bancos mantiveram suas taxas neste levantamento de dados. 

No cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,96% ao mês -- a mesma desde fevereiro de 2021.

O levantamento é realizado mensalmente pela Escola de Proteção e Defesa do Consumidor nas instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Os dados, coletados no dia 03 de maio, referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes (pessoa física) não preferenciais, independentemente do canal de contratação; sendo que para o cheque especial foi considerado o período de trinta dias e, para o empréstimo pessoal o prazo do contrato é de doze meses.

Para o diretor da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, Marcus Vinícius Pujol, as taxas de juros continuam em patamares bastante elevados, o que indica que o consumidor deve ser cauteloso ao se utilizar destas linhas de crédito.

É recomendável que ele conheça e compreenda detalhadamente as condições estabelecidas nos contratos de empréstimo, para poder comparar com ofertas semelhantes, além de pesquisar as taxas em mais de uma instituição no mesmo período de contratação.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Procon-SP

últimas