GRIPE

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Fernandópolis

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Fernandópolis

Imunização acontecerá até o final de junho em todas as unidades de Saúde do município e na Central

Imunização acontecerá até o final de junho em todas as unidades de Saúde do município e na Central

Publicada há 10 meses

Da Redação

A Campanha de Vacinação contra a Influenza que terminaria nesta última quarta-feira, 31, foi prorrogada em Fernandópolis até o dia 30 de junho. Até o momento, a cobertura é considerada baixa com a aplicação de 15.444 doses. 

Todas as Unidades e a Central da Saúde têm a vacina disponível para atendimento de todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, incluindo crianças, jovens e adultos, independentemente de terem ou não comorbidades. Para ser imunizado, basta procurar a unidade mais próxima de sua residência munido de documentos pessoais e da caderneta de vacinação.

Uma vez imunizado, o indivíduo tem menos chance de contrair e transmitir a gripe, diminuindo o risco de contaminação até daquelas pessoas que não foram vacinadas.

IMUNIZAÇÃO SEGURA

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.

Produzida com vírus inativados das três principais cepas em circulação no hemisfério sul, a vacina faz com que o organismo produza anticorpos contra a infecção e estimule a memória das células para que elas aprendam a lidar com o vírus. Menos de 10% das pessoas que recebem a vacina desenvolvem febre, mal-estar e dores musculares. Geralmente, quem desenvolve esses sintomas está recebendo este tipo de imunizante pela primeira vez. Reações alérgicas são consideradas raras.

Para as gestantes, a vacina não apresenta qualquer risco e, além dos benefícios para a mulher, estudos apontam que a proteção contra o vírus influenza foi superior a 60% nos primeiros seis meses de vida dos bebês de mães vacinadas. O imunizante pode ser aplicado em qualquer momento da gestação e para mulheres em puerpério, que é o período de 45 dias após o parto.

Fonte: SeCom de Fernandópolis

últimas