EDUCAÇÃO

Universidade Brasil garante atendimento à população e ampliações em Fernandópolis

Universidade Brasil garante atendimento à população e ampliações em Fernandópolis

UB quer hospital escola dentro do campus, centro de simulação avançada e ampliação de vagas de Medicina

UB quer hospital escola dentro do campus, centro de simulação avançada e ampliação de vagas de Medicina

Publicada há 10 meses

Da Redação

A Universidade Brasil (UB), em declarações à Redação deste ‘O Extra.net’, rebateu afirmações que circularam em Fernandópolis nesta quarta-feira, 31/05/2023, afirmando que a universidade estaria acabando com o Internato no município o que prejudicaria o atendimento à população em diversas áreas médicas.

Além de garantir a continuidade desse atendimento, a UB lembrou que planeja a construção de um hospital escola dentro do campus, um centro de simulação avançada em saúde e o pedido de ampliação de vagas no curso de Medicina de Fernandópolis.

Confira, abaixo, a íntegra do Comunicado Oficial:

Atenta às demandas dos alunos e da população local, a Universidade Brasil informa que está redimensionando o tamanho, demanda local do Campo de Estágio de Internato em Fernandópolis (SP). Os novos parâmetros serão adequados para melhor atender os estudantes, o município e região, assim como as atuais Diretrizes Nacionais Curriculares do curso de medicina, estabelecidas em 2014.

Os atendimentos à população, em parceria da Universidade Brasil com a Prefeitura do município de Fernandópolis, estão garantidos independentemente da manutenção, diminuição ou encerramento da oferta do Ciclo de Internato no município de Fernandópolis.

É importante lembrar que, do total de alunos no curso de Medicina da Universidade Brasil, 70% residem em Fernandópolis e região, e estão distribuídos do primeiro ao oitavo semestre do curso (Ciclo Básico e Clínico), cursando disciplinas com atividades práticas supervisionadas por nossos docentes na rede pública de saúde, o que já representa um número altamente expressivo de atendimentos na cidade e garante o amplo serviço à população.

Os 30% remanescentes, distribuídos do nono ao décimo segundo semestre do curso (Ciclo de Internato), estão em sete municípios no estado de São Paulo, dimensionados nas proporções adequadas à demanda e ao número de leitos locais.

No campo de internato de Fernandópolis, temos apenas 93 estudantes no Ciclo de Internato (nono semestre), que concluirão, conforme planejado, o 5º ano do curso (décimo semestre) em Fernandópolis no segundo semestre de 2023, de acordo com o calendário acadêmico anual.

Além disso, a UB está em constante busca para aprimorar o atendimento, seguindo as premissas estabelecidas na Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes do curso, que preconiza o contato entre a população e o estudante de medicina desde os primeiros semestres do curso, por meio das disciplinas teóricas/práticas.

Para tal, a Universidade está trabalhando na implementação de uma nova matriz do curso, que priorizará o aumento das atividades práticas, principalmente nos equipamentos de saúde locais.

Reforçamos nosso compromisso com a cidade de Fernandópolis e região, e a nossa vocação para formar profissionais preparados para atuar nas diferentes realidades de todo o Brasil. Nosso planejamento prevê ainda a construção de um hospital escola dentro do campus, um centro de simulação avançada em saúde e o pedido de ampliação de vagas no curso de Medicina de Fernandópolis, o que certamente gerará impactos positivos na economia e no atendimento dos equipamentos de saúde de toda a região.

Universidade Brasil


últimas