TURISMO

Fernandópolis participa do lançamento do Observatório de Turismo da AMITESP

Fernandópolis participa do lançamento do Observatório de Turismo da AMITESP

Evento ocorreu na cidade de São Paulo, nesta quinta-feira, 01

Evento ocorreu na cidade de São Paulo, nesta quinta-feira, 01

Publicada há 9 meses

Da Redação

A AMITESP – Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico firmou nesta quinta-feira, 01, parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), para a criação estratégica do ‘Observatório de Turismo’. Para celebrar o novo convênio, um evento foi realizado na cidade de São Paulo com a presença de importantes autoridades do setor de Turismo e com representantes dos municípios com interesse turístico, entre eles Fernandópolis. 

O projeto é coordenado pela Diretora-Técnica da AMITESP, Waldirene Ricanelo e pelo professor da USP, Edegar Luis Tomazzoni. De acordo com ele, "além de realizar o lançamento do projeto, o objetivo do evento foi a formação da rede de cooperação do ‘Observatório de Turismo’. Dessa forma, será possível sistematizar os dados e produzir os conteúdos sobre a oferta turística e sobre as pesquisas de demanda para facilitar a gestão, o planejamento e o desenvolvimento dos destinos turísticos municipais e regionais, do interior do estado de São Paulo”.

Fernandópolis vem passando por uma grande transformação nos últimos anos, em especial com o tema turismo. A Prefeitura tem intensificado e mantido uma sequência de eventos que estão se tornando tradição na região, entre eles o Balonismo, Corrida Histórica, FernanRaiá, FerNatal, EuRiso e Presépio Vivo, além de apoiar vários eventos culturais.

Além do poder público, a iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento turístico de qualquer região. “Percebemos que nos últimos anos os empresários fernandopolenses estão mais engajados com o assunto, até por perceberem uma seriedade por parte dos agentes públicos. Sempre acreditei no potencial que o Turismo traz. Plantamos uma ideia e hoje ela já é real em Fernandópolis”, destacou o prefeito André Pessuto. 

Além dos eventos público e privado, Fernandópolis vem se destacando pela vasta gastronomia, o município tem se tornado referência regional com a qualidade de bares e restaurantes. 

O presidente da AMITESP, Murilo Pinheiro, ressaltou a importância da parceria entre a Associação e a USP para o fortalecimento do turismo paulista. “O Observatório vai ajudar os municípios a se visualizarem e a definirem o foco dos investimentos, compreendendo suas vocações principais, isso é muito importante”, comentou Pinheiro.

Em Fernandópolis o M.I.T. – Município de Interesse Turístico é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura. Além disso, o município vem mantendo de forma atuante o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo que integra a região turística ‘Maravilhas do Rio Grande’. 

Fonte: SeCom de Fernandópolis

últimas