VACINAÇÃO

Vacina contra a Meningite está liberada para profissionais da Educação e adolescentes

Vacina contra a Meningite está liberada para profissionais da Educação e adolescentes

Imunização está disponível em todas as unidades de Saúde do município

Imunização está disponível em todas as unidades de Saúde do município

Publicada há 9 meses

Da Redação

A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, estendeu a imunização com a vacina meningocócica C para os profissionais da Educação e adolescentes de 15 a 19 anos que nunca foram vacinados. 

A inclusão dos professores, agentes de ensino e adolescentes nessa campanha de imunização se deve à exposição desses públicos a locais propícios para a disseminação de agentes infecciosos, tendo como objetivo protegê-los e reduzir o risco de infecção no ambiente escolar neste período de outono/inverno.

A vacina, que protege contra a meningite provocada pelo tipo C da bactéria Neisseria Meningitidis, estará disponível até 31 de julho, ou o final dos estoques. A imunização ocorre em todas as unidades de Saúde do município e na Central de segunda a sexta-feira. Para receber a vacina é necessário levar documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação. Os professores também devem levar documento profissional que comprove sua atuação em instituições de ensino.

O secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi, reforçou a necessidade da vacinação, não só por parte dos profissionais da Educação e adolescentes, mas por todos os outros públicos, de forma que se evite a contaminação dos casos de meningite.

SOBRE A MENINGITE 

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A inflamação pode ser causada por diversos agentes, a exemplo de vírus, bactérias e também fungos. Dos casos de meningites no Brasil a bacteriana, causada pelo meningococo (Neisseria meningitidis) do sorogrupo C, é a segunda mais frequente, logo após as meningites virais. A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a doença. 


últimas