CULTURA

Professora de História explica origem da Festa Junina

Professora de História explica origem da Festa Junina

Festividade teve origem na França e foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante o século XV

Festividade teve origem na França e foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante o século XV

Publicada há 9 meses

Da Redação

Comemorada tradicionalmente durante o mês de junho, a Festa Junina teve origem na França e foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante a época da colonização, no século XVI. De acordo com historiadores, era uma celebração pagã da Europa que festejava a passagem da primavera para o verão, o chamado solstício de verão. Acreditava-se que, durante o rito, afastariam maus espíritos ou pragas que pudessem afetar a colheita.

Na época, o cristianismo se consolidou como a principal religião do continente europeu, com isso, as comemorações começaram a absorver algumas características. “A festa junina foi incorporada ao calendário católico para homenagear santos populares, como São João, São Pedro e Santo Antônio. Ela foi sendo modificada e, hoje, se tornou uma festa popular em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste”, explica a coordenadora de projetos de História da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) e professora das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Mandaqui e de Artes, Natália Moura.

Festa junina nos dias de hoje

Atualmente, a celebração é marcada pelo uso de roupas típicas da época, como camisa xadrez, chapéu de palha e vestido de chita (tecido de algodão com estampas coloridas e vivas). Entre os estilos de música mais comuns e que compõe a tradicional quadrilha estão o sertanejo e forró.

“A característica da quadrilha muda em cada região do País e, no Nordeste, e é comum ver os pais se orgulhando dos filhos que dançam profissionalmente durante as comemorações da Festa Junina”, comenta a docente.

Quando se pensa em festa junina, alguns itens se tornam essenciais, como: balões, bandeirolas, correio elegante, fogueira, música, quadrilha e comidas, bebidas e vestimentas típicas.

Gastronomia

As comidas típicas são ícones importantes da Festa Junina, inclusive, é uma época do ano aguardada por muitos pela gastronomia. “Aqui no Brasil, é comum utilizarmos o milho em diversas variações de receitas, como cozido, bolo de milho ou fubá, canjica, curau, cuscuz, pamonha e pipoca”, comenta Natália.

Confira mais pratos da comemoração:

• Amendoim e doces derivados como paçoca e pé-de-moleque;

• Arroz doce;

• Baba de moça;

• Bolos (amendoim, coco, tapioca, além do tradicional de milho)

• Cachorro quente;

• Caldos quentes (carne seca, feijão, mandioquinha, etc);

• Cocada;

• Maçã do amor;

• Quentão;

• Quindim;

• Vinho quente.

A Festa Junina é marcada pelo uso de roupas típicas da época. Imagem: Freepik


últimas