SOLIDARIEDADE

Quarta-feira, 14: Dia Mundial do Doador de Sangue

Quarta-feira, 14: Dia Mundial do Doador de Sangue

Ações para incentivar pessoas que já fazem doações e a chegada de novos voluntários

Ações para incentivar pessoas que já fazem doações e a chegada de novos voluntários

Publicada há 10 meses

Sede do Hemocentro de Fernandópolis. Foto: Reprodução / H.C. Ribeirão Preto

Da Redação

Amanhã, quarta-feira, 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e diversos hemocentros da região estão promovendo campanhas visando incentivar a colaboração das pessoas que já fazem doações e a chegada de novos voluntários.

Com estoques sempre em baixa, principalmente para os tipos sanguíneos O-, A- e B, as ações vão desde oferecimento de cafés da manhã até brindes de doces típicos do período junino.

Serviço:

Na unidade de Fernandópolis não foi divulgada, até a manhã desta terça-feira, 13, nenhuma programação adicional, mas as doações podem ocorrer de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, as quartas-feiras das 08h às 18h e aos sábados das 07h30 às 12h. Os telefones de contanto são (17) 3442-5544 / 98165-0067. O endereço é Rua Simão dos Santos Gomes, 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa.

São requisitos básicos para a doação:

- Estar bem de saúde;

- Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH ou Carteira Profissional);  

- Ter de 16 a 69 anos (menores de idade acompanhados do responsável);

- A primeira doação deve ser antes dos 60 anos;

- Homem pesar mais de 50 kg e mulher mais de 51 kg;

- De manhã, evitar jejum e se alimentar normalmente;

- A tarde, aguardar 3 horas após o almoço;

- Caso esteja tomando medicamento, trazer sempre o nome;

- Outros critérios serão avaliados na triagem clínica.

O Dia Mundial

O Dia Mundial do Doador de Sangue (WBDD) é celebrado em 14 de junho de cada ano. O evento foi organizado pela primeira vez em 2004, por quatro organizações internacionais centrais: a Organização Mundial da Saúde, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho; a Federação Internacional de Organizações de Doadores de Sangue (IFBDO) e a Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISBT) para aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros e para agradecer aos doadores de sangue por suas doações voluntárias de sangue que salvam vidas.

últimas