SOLIDARIEDADE

Ação social acolhe 20 pessoas em situação de rua em abrigo público nas noites de frio

Ação social acolhe 20 pessoas em situação de rua em abrigo público nas noites de frio

Alimentação teve café da manhã, almoço, lanche e jantar

Alimentação teve café da manhã, almoço, lanche e jantar

Publicada há 10 meses

Da Redação

Vinte pessoas em situação de rua foram acolhidas provisoriamente no último final de semana no Centro de Educação e Cidadania (CEC), localizado no bairro Sonho Meu. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura de Votuporanga, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade, para abrigar os que estão em vulnerabilidade social nestes dias e noites mais frios.

O acolhimento teve início na sexta-feira (16/6), quando a Secretaria de Direitos Humanos realizou um trabalho de busca ativa para levar as pessoas em situação de rua para o local. Foram abordadas 40 pessoas em diversos pontos da cidade, como praças centrais, bairros, entre outros. Ao final, 20 pessoas aceitaram a acolhida.

A ação envolveu também a solidariedade. Membros da Igreja Senhor Bom Jesus organizaram a alimentação do final de semana, desde café da manhã, almoço, lanche e jantar. No domingo, o almoço foi especial na sede da paróquia, envolvendo outras ações para os atendidos.

Todos receberam kit higiene, contendo sabonete, creme dental, escova de dente e aparelho de barbear descartável. Além disso, também foram entregues cobertores e agasalhos.

Nesta segunda-feira, a equipe da Secretaria de Direitos Humanos esteve com os atendidos para oferecer os serviços gratuitos disponíveis, como passagem para cidade de origem, cadastro no Projeto Votuporanga em Ação, entre outros.

O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, explicou que a ação será realizada até quando permanecer o frio. Ele disse que a pasta tem trabalhado em união com o Fundo Social de Solidariedade para ajudar os que mais precisam. "Ajudar ao próximo é um ato de grandeza. Nos tornamos melhores que outras pessoas quando doamos um pouco de si para ajudar o outro", falou.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba, analisa a importância de estar por perto dos que mais necessitam do poder público. "Levar solidariedade aos mais vulneráveis é sem dúvida alguma estender a mão".

Ações que já são realizadas

Vale destacar que antes mesmo do início da queda das temperaturas, a Prefeitura de Votuporanga mantém ações para atender as pessoas em situação de rua.

O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Direitos Humanos fazem a entrega permanente de cobertores e sacos de dormir impermeáveis, além do kit de higiene. Para aqueles que desejam voltar às suas cidades de origem, são encaminhados para a Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús (Casa Abrigo), para receber o benefício eventual de viagem.

Além disso, todos os dias, mais de 60 marmitas são oferecidas gratuitamente às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, através do projeto Prato Solidário, que é uma iniciativa do Fundo Social. Os alimentos são preparados pelas entidades socioassistenciais Sociedade Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes e Associação Beneficente Irmão Mariano Dias. A entrega é feita na Comunidade São Francisco de Assis.

Comitê

A Secretaria de Direitos Humanos também organiza o Comitê Intersetorial de Políticas Municipais para a População em Situação de Rua de Votuporanga. O Comitê, criado pelo Decreto n.º 15.747, de 5 de maio de 2023, tem como finalidade elaborar, acompanhar, monitorar e gerir a Política Municipal para a População em Situação de Rua.

Fonte: P.M. de Votuporanga

últimas