SAÚDE

Julho Verde: Saúde promove Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal durante todo o mês

Julho Verde: Saúde promove Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal durante todo o mês

Campanha tem parceria com o Hospital de Amor

Campanha tem parceria com o Hospital de Amor

Publicada há 9 meses

Durante todo o mês de julho a prevenção ao Câncer Bucal estará em pauta entre os profissionais de saúde do município, como ocorreu durante palestra realizada na terça-feira, no Hospital de Amor. Foto: Divulgação / Secom Jales

Da Redação

Desde a segunda-feira, dia 3, e durante todo o mês de julho, as 11 Estratégia de Saúde do município (ESF) estão realizando a Campanha de Rastreamento de Câncer Bucal 2023. As equipes de saúde bucal das unidades de saúde intensificarão as avaliações clínicas dos usuários para visualizar possíveis lesões suspeitas de malignidade ou câncer em estágios iniciais. A campanha Julho Verde é realizada pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital de Amor de Jales.

O trabalho será intensificado na primeira semana do mês, com avaliação de pacientes em pontos estratégicos da cidade, como o Terminal Rodoviário, Casa de Apoio ao Migrante, Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso (CIEVI), CCTI, Praça João Mariano de Freitas, Centro Dia do idoso e Lar dos Velhinhos, além de pacientes atendidos nas unidades de saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, o objetivo é promover informações, conscientização e atendimento aos pacientes do grupo de risco e para informar a população sobre os cuidados e principais fatores de risco. “A campanha é voltada para pessoas com 40 anos ou mais ou qualquer pessoa que identifique uma lesão ou algo fora da normalidade na boca”, frisou.

A campanha tem parceria com o Hospital de Amor, que também promove uma ação de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço neste mês, em referência ao “Julho Verde”, com a colaboração na realização de biópsias e palestra para os profissionais da área.

A palestra aconteceu na manhã da terça-feira, dia 4, no auditório do Hospital de Amor e reuniu dentistas, enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos e outros profissionais de saúde. Pacientes que já foram laringectomizados (que tiveram câncer de laringe, glótico ou hipofaringe) realizaram uma emocionante apresentação musical.

 Já as biópsias encaminhadas pelos dentistas das ESFs serão realizadas no dia 6 de julho no Hospital de Amor.

Autoexame

Segundo a coordenadora da saúde bucal do município, Alexandra Iglésias, o autoexame da boca também é uma ferramenta importante para a população identificar lesões. “A pessoa deve ficar em frente ao espelho, usar os dedos para afastar o lábio, as gengivas e as mucosas da boca para enxergar se tem alguma alteração ou não. Colocar a língua para fora, levantar e por de um lado e outro”. A dentista ainda ressaltou: “Pedimos para que a população fique atenta com qualquer lesão na boca, e se identificar qualquer alteração, consulte o dentista da unidade de saúde para detectar se isso é uma lesão que pode malignar ou não. Também existem outras doenças que ele pode diagnosticar e encaminhar para tratamento”.

Prevenção e diagnóstico 

O câncer de boca é um tumor maligno que afeta os lábios e a cavidade oral, e está entre os mais incidentes no Brasil, além de estar entre os seis tipos de câncer mais comuns em homens e oitavo nas mulheres. A doença pode ser prevenida de maneira simples e tratada se diagnosticada precocemente, embora a maioria dos casos seja identificado em estágios avançados.

Os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca são o tabagismo e o consumo de álcool. Além destes, exposição ao sol sem prevenção, excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV também são condições de maior risco de câncer.

Os principais sintomas são lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochechas, nódulos no pescoço e rouquidão permanente. Em casos mais avançados, a doença pode dificultar a fala, mastigação, deglutição, a movimentação da língua, e dar sensação de que há algo preso na garganta. Em todos os casos, se orienta que a pessoa procure uma unidade básica de saúde para uma avaliação que pode ser feita durante o ano todo pelos dentistas da rede municipal.

Fonte: Secom Fernandópolis

últimas