INVERNO

Defesa Civil alerta para frio intenso e rajadas de vento a partir desta 5ª feira

Defesa Civil alerta para frio intenso e rajadas de vento a partir desta 5ª feira

Ventos de até 90km/h e frio de até 2ºC

Ventos de até 90km/h e frio de até 2ºC

Publicada há 9 meses

Da Redação

Defesa Civil do estado alerta para frio intenso e rajadas de vento que atingirão o estado de São Paulo a partir desta quinta-feira 

Frente fria avança por todo Estado de São Paulo, fazendo termômetros marcarem até 2°C, na Serra da Mantiqueira. Ciclone extratropical, que afeta o sul do país, trará ventos de até 90km/h para algumas regiões. 

A Defesa Civil do Estado alerta que, entre quinta-feira (13) e domingo (16), uma frente fria seguida por uma massa de ar frio causará queda significativa de temperatura, com formação de geada em pontos isolados, no Estado de São Paulo. As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã de cada dia. Destaque para a Serra da Mantiqueira que registrará mínima de 2°C e sensação térmica de -1°C. Já no Vale do Ribeira, Região de Itapeva, Franca, Ribeirão Preto e Barretos, a temperatura mínima será de mínima 6°C, com a sensação térmica entre 5°C e 4°C. No Vale do Paraíba, em Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru a mínima fica na casa dos 7°C com sensação de 5°C. Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Presidente Prudente e Marília, os termômetros chegam a marcar 8°C, com sensação térmica entre 6°C a 4°C. Região de São José do Rio Preto e Araçatuba terá mínima 9°C e sensação térmica de 7°C. Na Baixada Santista a mínima 12°C e sensação térmica de 9°C e no Litoral Norte mínima 13°C e sensação térmica de 12°C. 

Diante deste cenário ressaltamos a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Os animais também sentem frio, por isso é fundamental mantê-los abrigados. Improvisar aquecedores dentro de casa é extremamente arriscado e a prática pode causar graves acidentes, como incêndio e intoxicação. 

Alerta para rajadas de vento 

O ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil causará fortes rajadas de vento na faixa leste do Estado de São Paulo. Este fenômeno permanece entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), com destaque para a Capital, Região Metropolitana, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Litoral Norte e Região de Itapeva, onde os ventos podem chegar a 90km/h. Já na Serra da Mantiqueira, Campinas e Sorocaba, até 80km/h e Vale do Paraíba, 75km/h. 

A atenção deve ser redobrada nas áreas mais vulneráveis dos municípios. Nas áreas litorâneas, devido a essas fortes rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa durante o período deste fenômeno, sendo assim, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo também atenção com as edificações, infraestruturas, evitem parar próximo a árvores e vias em áreas que sejam vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Além disso, recomenda-se que as pessoas protejam suas embarcações e evitem adentrar em alto mar, pois há risco para acidentes marítimos. 

Abrigo Solidário 

O atendimento do abrigo temporário na Estação Pedro II, da Linha 3 - Vermelha é feito sempre que a Defesa Civil emite alerta para temperatura abaixo de 10ºC. Deste modo, o abrigo será montado nesta quinta-feira (13), permanecendo até domingo (16), para acolher quem mais precisa se proteger. 

As secretarias de Desenvolvimento Social e de Transportes Metropolitanos, juntamente com o Metrô, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil somam esforços para ativarem a estrutura do alojamento, e, assim atender à população vulnerável da Capital. Para todos os abrigados são entregues colchões para dormir, cobertores e refeições gratuitas, fornecidas pelo Programa Bom Prato Móvel. O local tem capacidade para atender 100 pessoas por noite. O abrigo passou por melhorias como pintura nas paredes e foram instaladas camas de campanha para oferecer mais conforto aos acolhidos. O espaço também está preparado para receber os pets que chegarão juntamente com as pessoas em situação de rua. 

A entrada do abrigo será pela Estação Pedro II, da Linha 3 - Vermelha, na Rua da Figueira, s/n; Centro. O atendimento começa às 19h e o local fecha às 8h do dia seguinte, quando eles são encaminhados para a unidade Bom Prato da Rua 25 de Março, onde tomam café da manhã. 

Para obter mais informações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém as redes sociais @defesacivilsp, com divulgação de alertas e orientações. 

Para pedido de mais informações ou entrevistas, envie e-mail para defesacivil@sp.gov.br ou ligue para (11) 2193-8674 

Fonte: Divisão de Comunicação do Estado de São Paulo 


últimas