POLÍTICA

Bolsonaro e cel. Rogério recebem homenagem na Câmara de Rio Preto

Bolsonaro e cel. Rogério recebem homenagem na Câmara de Rio Preto

Evento reúne autoridades e lideranças políticas

Evento reúne autoridades e lideranças políticas

Publicada há 8 meses


Da Redação

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto realizou, nesta quinta-feira (10), sessão solene para prestar duas homenagens de autoria do vereador Anderson Branco (PL). Foram outorgados Diploma de Gratidão da Cidade de São José do Rio Preto e Medalha 19 de Julho ao Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PL) e Diploma de Comendador da Ordem Municipal do Brasão e Medalha do Brasão do Município de São José do Rio Preto ao Coronel Fábio Rogério Cândido, comandante do CPI-5, em cumprimento aos decretos legislativos nº 1.251 de 29 de novembro 2017 e nº 1.356 de 7 de junho de 2023, respectivamente.

“Uma noite esperada, histórica e patriota. Minha admiração pelo cel. Fábio e sua amizade. Admiração, também, pela família Bolsonaro que acompanho desde 2016. Eu acredito nos valores de Deus e da família, por isso, minhas homenagens.”, disse Branco que entregou a Eduardo Bolsonaro uma placa referente a moção de aplauso de sua autoria ao ex-presidente, Jair Bolsonaro.

A cerimônia, presidida pelo presidente do legislativo, Paulo Pauléra (Progressistas), registrou as presenças de diversas autoridades, entre as quais: o vereador Bruno Moura (Patriota); Diego Mahfouz (MDB); Francisco Júnior (União Brasil); Karina Caroline (Republicanos); Renato Pupo (PSDB); Odélio Chaves (Progressistas); deputado estadual e ex-prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB); os deputados estaduais Gil Diniz e major Mecca, ambos do PL; coordenador regional do PL, secretário de Esportes e vereador licenciado Fábio Marcondes; secretário municipal de Segurança Pública e vereador licenciado Jean Charles Serbeto (MDB), representando o prefeito Edinho Araújo (MDB); secretária estadual de Política para Mulheres, Sonaira Fernandes; a prefeita de Potirendaba, Gislaine Franzotti; comandante interino do 17º Batalhão major Fabiano José Crestani; comandante do 9º BAEP, tenente-coronel Paulo Henrique Beltrami; diretor do Deinter-5, José Luiz Cavalcanti; juíza da 1ª Varal Criminal e diretora do Fórum, Luciana Cochito; presidente da Associação Comercial de Rio Preto, Kelvin Kaiser; além de familiares e amigos.

O cel. Fábio Rogério foi o primeiro homenageado a falar na tribuna e relatou sua trajetória na corporação e as ações da Polícia Militar na sociedade. “Recebo com muita honra essa homenagem, mas esse titulo é para cada um dos homens e mulheres da Polícia Militar que combatem o crime diariamente, com sacrifício e com a própria vida.”, afirmou.

Na sequência, Eduardo Bolsonaro ressaltou em seu discurso a sua visita à Santa Casa da cidade e falou sobre segurança pública e agradeceu a recepção. “O problema da segurança pública é o tripé do desencarceramento, tráfico de drogas e população desarmada. Agradeço a homenagem. Rio Preto é uma cidade maravilhosa e que continue pujante. Com certeza, voltarei.”, disse.

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro é deputado federal pelo Estado de São Paulo, eleito pela terceira vez para o mandato 2023-2027. Filiado ao Partido Liberal, assumiu, anteriormente, a cadeira na Câmara dos Deputados nas legislaturas 2015-2019 pelo Partido Social Cristão (PSC) e 2019-2023 pelo Partido Social Liberal (PSL) quando obteve 1.843.735 votos, sendo o candidato mais votado na época.

Terceiro filho do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, nasceu em 10 de julho de 1984, no Rio de Janeiro, é casado e cristão. Advogado, ocupou o cargo de escrivão de Polícia Federal em Guajará-Mirim (RO) 2010; Guarulhos (SP) 2010 – 2011; São Paulo (SP) 2011- 2014; e Angra dos Reis (RJ) 2014 - 2015.

Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre 2003 – 2008; Intercâmbio "Work Experience", World Study, 2004 - 2005; Intercâmbio - Curso de Direito, Universidade de Coimbra, 2006. É coautor da obra literária: O Fenômeno Ignorado.

Nas suas atuais atividades parlamentares é suplente na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e titular das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Fiscalização Financeira e Controle e de Trabalho.

Atua em 38 frentes e grupos parlamentares, além de ser autor de 20 emendas aprovadas ao orçamento da União destinadas aos fundos nacionais de Saúde, Naval e de Assistência Social; ministérios das Cidades, da Justiça e Segurança Pública, do Esporte, da Agricultura e Pecuária; Comando do Exército e Universidade Federal de São Paulo. Dessas emendas, R$ 20 milhões foram destinados para a área da saúde em São José do Rio Preto e outras cidades da região noroeste do Estado de São Paulo, segundo assessoria parlamentar.

É autor, com outros parlamentares, da Lei nº 14.062, de 23 de setembro de 2020, que instituiu o Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME), comemorado em 8 de agosto e da Lei nº 13.269/2016 que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna.

Participou da criação do Grupo Parlamentar Brasil – Bahrein, com o objetivo de promover a cooperação internacional entre os dois países.

Cel. Fábio Rogério Cândido

Fábio Rogério Candido, nascido em São José do Rio Preto, em 1972, ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1988. Frequentou o curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco formou-se Aspirante a Oficial, em 1993.

Possui graduação em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (1990-1993) e Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (1996-2000). Se tornou mestre em Ciências Policiais e de Segurança Pública (2010-2011) e doutor também em Ciências Policiais e de Segurança Pública (2015), pelo Centro de Altos Estudos de Segurança.

Foi professor de Direito Processual Penal na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (2001-2017); docente nos cursos de mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (2016-2017); e ministrou Direito Processual Penal e Direito Penal na Universidade Brasil e Faculdade de Mirassol. É autor da obra Direito Policial: o Ciclo Completo de Polícia.

O Coronel possui condecorações pelos serviços prestados e seu mérito pessoal ao longo de sua carreira. Graduou-se 2º Tenente em 1994, 1º Tenente em 1996 e Capitão em 2008, Major em 2013, Tenente Coronel em 2017 e Coronel em 2019.

Servindo no 5º BPM/M, APMBB, DEC, APMAL, CAES, Comandante do 17ºBPM/I, Comandante da Escola de Educação Física e subcomandante de Policiamento da capital paulista, atualmente, é o Comandante de Policiamento do Interior-5 - São José do Rio Preto, com abrangência de 96 municípios e efetivo de 2.054 policiais militares.

Dentro de sua função, faz parte do seu plano de comando a “Muralha Eletrônica”, um sistema de monitoramento eletrônico inteligentes em todas as entradas e saídas de São José do Rio Preto, para identificar veículos utilizados para ações criminais e a otimização das redes sociais pelo serviço policial e promoção do policiamento assertivo.

Realizou operações relacionadas ao tráfico de drogas sintéticas, que registra aumento do consumo entre os jovens, assim como ações de combate à invasão de escolas e creches que resultam em chacinas.

Em 2023 comandou a operação que inseriu policias infiltrados e drones durante os blocos de Carnaval, para evitar crimes, como o roubo de celulares. Ainda neste ano, em conjunto com outros órgãos, realizou a operação Combate ao Crime Organizado, com a prisão de pessoas ligadas ao crime, além de a participação da Oficina Preparatória para Operação Estiagem que prepara os municípios para enfrentar focos de incêndio.

Fonte: Comunicação/Câmara Municipal SJRP

últimas