PREVISÃO

Inmet divulga 'alerta de perigo potencial' para a região noroeste no sábado e domingo

Inmet divulga 'alerta de perigo potencial' para a região noroeste no sábado e domingo

Possibilidade de ventanias e rajadas de ventos. Chuva deve voltar

Possibilidade de ventanias e rajadas de ventos. Chuva deve voltar

Publicada há 8 meses

Região noroeste paulista colocada em 'alerta de perigo potencial' pelo Inmet

Inmet coloca a região em área de alerta por risco de ventanias

A região noroeste paulista foi incluída em um alerta meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, divulgado nesta quinta-feira, 17/08/2023.

O perigo é classificado como ‘alerta laranja’ para as regiões do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, onde são esperados ventos intensos, de 60 km/h a 100 km/h, além de intempéries como chuvas de 30 mm a 60 mm por hora (ou 50 a 100 mm por dia) e queda de granizo.

Um ciclone extratropical será o causador da mudança a partir de sexta-feira, 18, sendo que o Inmet alerta para os riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos nas regiões afetadas. O Inmet também aconselha evitar se abrigar debaixo de árvores, por conta do risco de queda e descargas elétricas, bem como não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar os eletrodomésticos da energia.

No sábado a frente fria chega no noroeste paulista (e também no Rio de Janeiro e Minas Gerais), sendo por aqui a previsão coloca como de ‘perigo potencial’, abaixo da classificação prevista para outros locais. Mesmo assim haverá mudança de temperatura, chuvas e possibilidades de se repetir a ventania ocorrida no sábado passado, 12.

Na segunda-feira, 14, matéria veiculada no site do 'O Extra.net' mostrava a possibilidade da volta da chuva na região no próximo sábado e domingo.

Para mais informações, é possível contatar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

últimas