GRAVIDEZ

Fernandópolis é destaque regional no atendimento odontológico de gestantes

Fernandópolis é destaque regional no atendimento odontológico de gestantes

Primeiro quadrimestre do Programa Previne Brasil

Primeiro quadrimestre do Programa Previne Brasil

Publicada há 8 meses

Da Redação

Em avaliação quadrimestral do ‘Programa - Previne Brasil - do Ministério da Saúde, o indicador que diz respeito a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado na Atenção Primária à Saúde, através do SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica), constatou que Fernandópolis apresentou excelente desempenho em relação ao atendimento odontológico das gestantes, chegando a 80%. 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o excelente resultado de desempenho no indicador é fruto de um intenso trabalho de vários setores da Saúde, como gestão da Atenção Primária, coordenação da Saúde da Mulher, coordenação de Saúde Bucal, faturamento das produções e todas as Equipes de Saúde Bucal que atuam no município, juntamente com as Estratégias de Saúde da Família

“Todas essas ações em conjunto possibilitam alcançar resultados valiosos. Parabenizo toda nossa equipe da Saúde pela dedicação e profissionalismo”, disse o secretário municipal de Saúde, Ivan Veronesi.

Ao passar pelas Unidades de Saúde, toda gestante já recebe um kit de higiene bucal e folder de orientações para que possa dar andamento ao tratamento e cuidados necessários durante a gestação. Temos obtidos resultados significativos nesse projeto e todo os demais relacionados a saúde bucal em nosso município”, destacou a  coordenadora de Saúde Bucal no município, Karina Gonzalez Camara Fernandes.

DADOS REGIONAIS 

O indicador quadrimestral do Programa apresenta também os números das cidades da região no atendimento odontológico de gestantes, sendo: Votuporanga 68%, Jales 69%, Santa Fé do Sul 60% e São José do Rio Preto 21%.

SOBRE O PROGRAMA

O programa Previne Brasil do Ministério da Saúde foi instituído em 2019 e traz como proposta a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O programa é dividido por indicadores, sendo o terceiro relacionado ao atendimento odontológico de gestantes.  

O Previne Brasil envolve ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus). O programa é dividido por indicadores, sendo o terceiro relacionado ao atendimento odontológico de gestantes.

Fonte: SeCom Fernandópolis

últimas